Premiação consolida a posição da Unifor como referência no ensino e na pesquisa em competitividade e desenvolvimento regionais. A premiação foi entregue durante jantar de confraternização no Harvard Faculty Club, reunindo professores e pesquisadores da rede MOC
Aquivo pessoal
O Mestrado Profissional em Administração (MPA) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foi reconhecido internacionalmente ao receber premiação da rede Microeconomia da Competitividade (MOC), ligada à Escola de Negócios da Universidade de Harvard (EUA). O prêmio destaca a relevância e potencial de impacto do projeto desenvolvido por alunos do programa, consolidando a posição da Unifor como referência no ensino e na pesquisa em competitividade e desenvolvimento regionais.
Reconhecimento à produção científica
A premiação celebra a disciplina Microeconomia da Competitividade, que passará a se chamar Competitividade e Desenvolvimento Regional. Oferecida pela Unifor em alinhamento com o programa da Escola de Negócios de Harvard, a disciplina adota métodos e conteúdo de vanguarda na análise da competitividade regional. Segundo os organizadores, o prêmio reflete o reconhecimento de pesquisadores internacionais ao rigor e à relevância dos projetos desenvolvidos no âmbito do curso.
“Esse reconhecimento internacional mostra que nosso curso é um núcleo ativo e engajado na rede MOC, capaz de liderar projetos específicos sobre diagnóstico e proposição de políticas e ações de competitividade regional. O prêmio destaca tanto a dedicação dos nossos alunos quanto o papel da mentoria”, ressalta o professor Afonso Lima, coordenador do MPA da Unifor e responsável pela disciplina.
Sobre o projeto premiado
Elaborado pelos alunos Felipe de Albuquerque Mourão, Sidney José Meireles de Andrade, Adilson Antônio Borges Júnior e Cayo Cid de França Moraes, o trabalho vencedor analisou a competitividade do Arranjo Produtivo Local (APL) de papel e celulose em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. Utilizando o Modelo Diamante de Michael Porter e outros, o projeto investigou como essa aglomeração industrial se destaca globalmente, sendo a região a maior produtora de celulose de qualidade do mundo.
Entre as contribuições, o estudo aponta para o potencial subaproveitado do APL em desenvolver produtos de maior valor agregado, além da necessidade de maior articulação entre as empresas locais e multinacionais. “Embora uma estrutura integrada e inovadora das empresas seja um diferencial, há um desafio em promover novos negócios locais e ampliar o impacto econômico no setor. A geração crescente de empregos é um bom indicador, mas desenvolvimento econômico vai muito além disso”, afirmam os autores no projeto.
Impacto na formação dos alunos
A premiação também reforça a importância da metodologia adotada no MPA da Unifor. “A elaboração de projetos estimula habilidades essenciais, como busca por dados, trabalho em equipe e aplicação de modelos teóricos para soluções práticas. Os resultados têm potencial para moldar políticas públicas e estratégias organizacionais”, frisa o professor Afonso Lima.
Um espaço de excelência
A premiação foi entregue durante jantar de confraternização no Harvard Faculty Club, reunindo professores e pesquisadores da rede MOC. O evento, além de celebrar os projetos vencedores, é um momento único para discutir novas iniciativas e parcerias globais. Segundo os participantes, a integração com a rede MOC é um diferencial do programa, permitindo que a produção técnica e acadêmica da Unifor alcance públicos internacionais e contribua para o desenvolvimento socioeconômico de diversas regiões.
“O reconhecimento é mais um marco para o MPA da Unifor, consolidando sua missão de formar profissionais capacitados para transformar cenários regionais e globais por meio da pesquisa aplicada e da inovação”, finaliza o professor Afonso Lima.