A melancia é uma das frutas mais icônicas do verão e é muito mais do que apenas uma opção mais refrescante para combater o calor.
A fruta milenar de origem africana tem o nome científico de Citrullus lanatus e é uma fonte de nutrientes que podem transformar nossa saúde. A melancia é composta principalmente de água e é ideal para manter o corpo hidratado, especialmente no verão.
Segundo o Instituto Europeu de Hidratação os benefícios da melancia para a saúde são obtidos com uma fatia que fornece até 150 ml de água e ajuda a atingir os 2 litros recomendados por dia para uma boa hidratação.
Os benefícios da melancia para a saúde
A vitamina C contida na melancia estimula a produção de glóbulos brancos, essenciais para combater as infecções, enquanto a citrulina melhora a circulação sanguínea e atua como antioxidante.
Esses nutrientes trabalham juntos para o fortalecimento do sistema imunológico, segundo o Departamento de Patologia da Universidade de Otago, na Nova Zelândia.
Esses nutrientes trabalham juntos para fortalecer o sistema imunológico, de acordo com o Departamento de Patologia da Universidade de Otago.
Melancia traz proteção da saúde, da pele e dos olhos
Um dos benefícios da melancia para a saúde é o licopeno. Além dele, a vitamina C protege a pele contra os danos causados pelos raios UV e promovem uma pele mais suave e saudável. A vitamina A e a luteína ajudam a manter a visão ideal e a reduzir o risco de catarata.
Melancia ajuda na digestão
O alto teor de água e a quantidade moderada de fibras promovem o trânsito intestinal e evitam a constipação. Segundo o National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases, essa combinação ajuda a manter a digestão saudável e promove a saúde intestinal.
Saúde cardiovascular
Outros benefícios da melancia para a saúde é a citrulina, encontrada na parte branca da casca e melhora a função dos vasos sanguíneos e ajuda a reduzir a pressão arterial.
O licopeno ainda ajuda a manter um coração saudável e a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Apoio à saúde óssea
O licopeno, que é um dos componentes com benefícios da melancia para a saúde também atua reduzindo o estresse oxidativo nas células ósseas. Outros compostos da melancia também trazem benefícios para a saúde e ajudam a fortalecer a densidade óssea, reduzindo o risco de osteoporose.
Recuperação muscular
A citrulina, que está presente na melancia, é fundamental para os atletas, pois ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e reduz a dor muscular após o exercício.
Um estudo mostrou que o consumo de suco natural de melancia melhora a recuperação cardíaca e muscular após exercícios intensos.
Prevenção de doenças crônicas
Outros benefícios da melancia para a saúde é a prevenção de doenças crônicas com a presença de antioxidantes, como o licopeno e a cucurbitacina E, que protege contra doenças crônicas, como câncer e diabetes.
Esses compostos combatem os radicais livres, responsáveis por danos às células e pelo envelhecimento precoce.
Controle de peso
Graças ao baixo teor calórico e à capacidade de gerar saciedade, um dos benefícios da melancia para a saúde é buscar o controle de peso. O consumo diário da fruta ajuda a reduzir a fome por períodos prolongados de tempo, em comparação com alimentos processados de baixa caloria.
Equilíbrio nervoso e muscular
A melancia também fornece potássio, um mineral essencial para o funcionamento adequado dos nervos e músculos, bem como para manter o equilíbrio dos fluidos no corpo.
Qual a quantidade de melancia que você pode comer por dia?
Embora seja saudável, a melancia deve ser consumida com moderação. Uma porção recomendada como um dos benefícios para a saúde é de aproximadamente 1 xícara (150 g), que fornece 46 calorias, 11,5 g de carboidratos e 9,4 g de açúcar.
Para pessoas em dietas com restrição de açúcar ou com diabetes, sugere-se limitar o consumo a uma ou duas porções diárias para evitar picos de glicose.