Segundo especialista, queimadas e incêndios nos dois biomas produzem fumaça, cujas micropartículas se acumulam na troposfera e se dispersam por todo o país. Tempo seco: especialistas dizem que céu nublado é um alerta
O céu acinzentado de Teresina tem chamado a atenção e sugerido a possibilidade de chuva em uma época incomum. No entanto, a tonalidade do céu é causada pela fumaça vinda de queimadas e incêndios florestais em várias regiões do país, apontam especialistas.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo a climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Prevenção de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh-PI), a fumaça tem origem no fogo em biomas como a Amazônia e o Pantanal.
“Além da seca que castiga estes biomas e diminui a umidade e ocorrência de chuvas, as queimadas e os incêndios produzem fumaça, cujas micropartículas se acumulam até 15 km dentro da troposfera e se dispersam, de maneira lenta, por todo o território brasileiro”, afirma a climatologista.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Céu acinzentado em Teresina é causado por fumaça vinda da Amazônia, diz climatologista
TV Clube
A coordenadora da Semarh explica que a fumaça tem adentrado outros estados, por meio do vento, como Piauí e Ceará. Em Teresina, há o agravante da proximidade do B-R-O Bró, período de altas temperaturas, calor intenso e baixa umidade do ar que facilita a propagação das micropartículas.
A previsão da secretaria é de que o quadro piore nos próximos dias, inclusive no mês de setembro, quando as temperaturas devem subir. Nos últimos dez anos, lembra a climatologista, as queimadas e os incêndios florestais se intensificaram nos meses finais do ano.
LEIA MAIS: Amazônia tem temporada recorde de queimadas, corredor de fumaça se espalha e afeta 10 estados
Cuidados com a saúde
Especialista fala sobre tempo seco e saúde nasal
O tempo seco e a fumaça na atmosfera podem desenvolver problemas de saúde. De acordo com o médico otorrinolaringologista Erick Barros, crianças, idosos e pessoas com asma, rinite e outras condições alérgicas são mais suscetíveis.
“Se o ar estiver seco, vai promover o ressecamento de toda a via aérea – nariz, garganta, faringe, traqueia e pulmões – e causar sintomas e processos inflamatórios”, alerta o médico.
Algumas precauções que podem ser adotadas para evitar doenças respiratórias incluem recorrer ao ar-condicionado ou ventilador, desde que não sejam posicionados próximos às vias aéreas; e utilizar o umidificador de ar.
Na ausência dos aparelhos, alternativas populares como colocar um balde com água ou uma toalha molhada nos cômodos mais quentes das residências também são recomendadas.
Céu acinzentado em Teresina é causado por fumaça vinda da Amazônia, diz climatologista
TV Clube
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube