Registros de interrupções de energia causadas por queimadas aumentaram 18% na região de Bauru e Marília


Segundo a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), a região registrou 108 ocorrências apenas no primeiro semestre de 2024. Bariri (SP) e Bofete (SP) também registraram aumentos significativos. Região de Bauru e Marília registrou mais de 108 interrupções de energia por queimadas em 2024
A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) registrou, apenas no primeiro semestre de 2024, 108 ocorrências de queda de energia causadas por incêndios na região de Bauru (SP) e Marília (SP), um aumento de 18% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 91 ocorrências.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Os incêndios, muitas vezes provocados intencionalmente ou para preparar terrenos agrícolas, são intensificados pelos ventos e escassez de chuvas, que têm marcado o inverno de 2024 no Estado de SP.
Segundo a companhia, as chamas não precisam necessariamente atingir os fios. O calor gerado pelos incêndios cria um campo ionizado ao redor da fiação elétrica, provocando curtos-circuitos, desligamentos ou até rompimentos das linhas, o que resulta em interrupções no fornecimento de energia.
Queimadas próximas à rede elétrica
Reprodução/Equatorial
Bauru e Marília lideram o ranking de ocorrências de interrupção de energia, com Bauru passando de 35 ocorrências em 2023 para 37 em 2024 e Marília de 13 para 18. Outras cidades como Bariri (SP) e Bofete (SP) também registraram aumentos significativos.
Se realizadas fora das áreas permitidas e sem os critérios técnicos adequados, podem ser enquadradas como crime. Em caso de identificação de focos de incêndio, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e as autoridades competentes.
Fogo foi registrado às margens de linha férrea em Bauru
Paulo Piassi/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
Confira mais notícias do centro-oeste paulista:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.