Esse termo é usado quando a Lua fica cheia pela segunda vez no mês. Apesar de não ter alteração na cor, a Lua está mais cheia e brilhante. Superlua azul é vista no Vale do Paraíba
A ‘Superlua Azul’ foi vista no na noite desta segunda-feira (19) em cidades do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Apesar da referência à cor, o satélite natural não teve alteração em sua tonalidade.
O g1 reuniu fotos do fenômeno em São José dos Campos, São Bento do Sapucaí e Caçapava – veja abaixo.
A Lua recebe esse nome de ‘superlua’ porque está em seu perigeu, período em que se aproxima da Terra e parece maior e mais brilhante. Já o complemento ‘azul’ é usado quando a Lua fica cheia pela segunda vez no mês, como está ocorrendo na noite desta segunda.
A superlua azul poderá ser vista de qualquer local do país, inclusive da região do Vale do Paraíba. A previsão era que a Lua aparecesse no céu a partir das 15h25, apesar disso, a melhor visualização ocorreu à noite, de acordo com especialistas.
Não é necessário usar equipamentos para observar ao fenômeno – a olho nu a Lua pode ser vista enorme e brilhante no céu.
Segundo a NASA, a definição mais antiga de Lua Azul remonta aos anos 1.500, e recebia esse nome a terceira Lua cheia em uma estação que tem quatro Luas.
‘Superlua azul’ é vista em São José dos Campos.
TV Vanguarda
‘Superlua azul’ é vista em São Bento do Sapucaí.
Evaldo Castro Rosa/ Vanguarda Repórter
‘Superlua azul’ é vista em Caçapava.
Roberto Prado/Vanguarda Repórter
Veja mais fotos da ‘superlua’ clicando aqui.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina