
De acordo com a Prefeitura, sete instituições atingidas pelas inundações voltaram às atividades nesta segunda-feira (19). Ao todo, 650 alunos permaneciam sem aulas desde maio. Mais de 100 dias após enchentes, Porto Alegre retoma aulas em todas escolas municipais
Carolina Aguaidas/RBS TV
,
Mais de 100 dias após as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, Porto Alegre retomou, nesta segunda-feira (19), as atividades em todas as escolas da rede municipal. Conforme levantamento da Prefeitura, 650 alunos de sete instituições permaneciam sem aulas desde maio.
Ao todo, 14 escolas municipais foram afetadas pelas inundações. Destas, 12 passaram por obras e duas foram limpas e recuperadas. O investimento estimado é de R$ 5 milhões, segundo a prefeitura.
Algumas unidades passam a funcionar em espaços alternativos que foram locados pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). Nas escolas de educação infantil, a semana de retomada será de adaptação dos estudantes. Veja abaixo a reorganização:
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) João Goulart, que estava funcionando temporariamente na EMEF Paixão Cortes, retorna ao seu prédio próprio.
A Paixão Cortes passa a ceder espaços aos alunos da EMEF Migrantes.
As escolas de educação infantil Vila Elizabeth e Miguel Velasquez passam a funcionar na sede do SESI Rubem Berta. Os estudantes destas unidades serão transportados gratuitamente, todos os dias, da frente do prédio de sua escola de origem até o espaço onde a mesma funcionará temporariamente.
As EMEIs Humaitá, Passinho Dourado e Patinho Feio terão aulas em salas da escola São Francisco Santa Família.
A EMEI Meu Amiguinho funcionará em espaço cedido pela Associação Cristóvão Colombo.
De acordo o mais recente boletim da Defesa Civil, as enchentes deixaram 183 vítimas em todo o RS, e 29 seguem desaparecidos. Na capital, 160,2 mil pessoas e 39,4 mil edificações foram afetadas.
Escola municipal celebra o retorno das aulas após enchente em Porto Alegre
Carolina Aguaidas/RBS TV
Como fica o ano letivo
A Secretaria Municipal de Educação informou à RBS TV que está sendo feito um trabalho pedagógico, que inclui recuperação de atividades fora do horário escolar, para que nenhum aluno tenha prejuízo com o período sem aulas.
A rede municipal de Porto Alegre tem mais de 60 mil estudantes.
Após enchente, 26 escolas municipais retomam atividades em Porto Alegre
VÍDEOS: Tudo sobre o RS