Capital completa 116 dias sem chuva. Moradores de Brasília encaram falta de umidade com bom humor e memes viralizam nas redes sociais. ‘Quantos agostos JK viveu aqui?’, pergunta humorista de Brasília
Reprodução/Instagram/@nathaliapontocruz
Mais um dia de agosto, mais um morador de Brasília sofrendo com a seca. Nesta sexta-feira (16), a capital completa 116 dias sem chuva. Apesar dos pesares, há quem encare a “secura” com graça, como a humorista Nathalia Cruz, que usou as redes sociais para desabafar sobre os dias desérticos do quadradinho. 🐪 🏜 🥵
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp
“Hoje eu não acordei boa com JK [Juscelino Kubitschek], não. Como é que ele parou o carro aqui, e falou: ‘Vai ser aqui’? Não deve ter sido em agosto não quando ele decidiu. Eu queria saber quantos agostos Juscelino viveu aqui”, diz Nathalia.
A humorista brinca ainda que um “assistente” do ex-presidente deve ter alertado sobre a falta de umidade, mas JK estava muito “empolgado” para se importar (veja vídeo abaixo).
Humorista de Brasília fala sobre seca e falta de umidade no quadradinho
“Mas agora já viemos, agora já estamos aqui trincando por dentro. Dá dó de fazer xixi, sabia? De tirar um líquido que tem no seu corpo”, diz Nathalia.
O período é de estiagem, mas os memes sobre a seca não param de chover nas redes sociais 🤭. No TikTok, um vídeo mostrando a diferença de visual de Brasília em janeiro e agosto teve quase 200 mil visualizações (veja abaixo).
Vídeo mostra antes e depois de Brasília com a seca de agosto
Nathalia Cruz conta que morou em Brasília a vida toda, mas há quatro anos vive no Rio de Janeiro. “Eu estou sentindo muito mais quando eu venho [para o DF]. Agora eu vim grávida, né? Estou grávida de 7 meses, então agora está muito mais difícil. Até porque o Rio é muito, muito mais úmido”, diz a humorista.
Sem previsão de chuva
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva nos próximos dias, apesar de alguns moradores terem registrado “chuviscos” em algumas regiões do DF nesta quinta-feira (veja vídeo abaixo).
A temperatura deve permanecer entre entre 14°C e 30°C, e a umidade do ar em 20% – o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é 60% . O DF está em alerta amarelo para perigo potencial de baixa umidade até 19h desta sexta-feira.
Moradores do DF registraram a chuva que caiu nesta quinta-feira (15).
As queimadas — que aumentaram 91% em julho, em relação ao mesmo período do ano passado — deixam a qualidade do ar ainda pior. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, foram 2.381 incêndios florestais registrados este ano, com cerca de 3,4 mil hectares impactados – uma área equivalente a oito Parques da Cidade.
LEIA TAMBÉM:
SECA: veja como cuidar da saúde em dias de baixa umidade
QUEIMADAS: incêndios florestais no DF aumentam 91% em julho de 2024; veja regiões mais atingidas
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.