
Substância é capaz de controlar ‘acidez’ dos músculos durante a prática de exercício físico. Consumo excessivo pode gerar efeitos colaterais. O bicarbonato de sódio é bastante usado associado ao vinagre. Essa mistura libera gás carbônico, causando uma efervescência.
Reprodução/Pexels
A experiência é famosa nas aulas de ciência. Basta misturar bicarbonato de sódio com um pouco de vinagre para, em alguns segundos, ver o líquido borbulhar. Mas o que nem todos imaginam é que essa substância pode ter um efeito bem parecido dentro do corpo humano.
No caso do organismo, a reação não libera espuma nem gás e também demora mais do que alguns segundos para acontecer, mas o bicarbonato de sódio é capaz de controlar a “acidez” dos músculos – de uma forma muito semelhante do que quando entra em contato com o vinagre. (entenda mais abaixo)
Essa propriedade tem feito o produto se popularizar como uma opção de pré-treino.
De acordo com os nutricionistas, entre os principais benefícios do uso do bicarbonato antes da prática de exercícios físicos estão:
Melhora do desempenho, especialmente em exercício de curta duração e alta intensidade
Diminuição da sensação de fadiga durante o treino
Nesta reportagem você entende como o bicarbonato atua como pré-treino no corpo e como deve ser ingerido para que seus benefícios sejam potencializados.
Beterraba no pré-treino? Entenda efeito do pó, do suplemento e do alimento in natura para quem faz atividade física
Química por trás do pré-treino
Como acontece na simples mistura entre o bicarbonato e o vinagre, no organismo, o bicarbonato reage quimicamente com o ácido presente nos músculos.
Patrícia Campos Ferraz, nutricionista e PhD em Bioquímica pelo Instituto de Biologia da Unicamp, explica que, durante a prática de exercícios intensos, o pH dos músculos se torna mais ácido por conta da produção de ácido lático.
“Nesse caso, o bicarbonato de sódio atua como o que chamamos de agente tamponante, neutralizando o pH dos músculos”, detalha a nutricionista.
Lourenço Sampaio de Mara, médico do esporte e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), acrescenta que, com essa neutralização do pH intracelular nos músculos, há um aumento no chamado limiar de fadiga e uma maior tolerância ao esforço.
Benefícios e uso como pré-treino
Considerando as propriedades químicas do bicarbonato, estudos recentes já mostraram a eficácia da substância como pré-treino.
Para que os benefícios sejam potencializados, os especialistas indicam que o consumo deve ser feito de uma a três horas antes do treino intenso e ou da competição. A dosagem média é de 0,3 g por kg de massa corporal, que deve ser diluída em água.
Aline Biaseto Bernhard, nutricionista formada pela UNESP e especializada em nutrição esportiva, também indica que o suplemento deve ser ingerido com carboidratos para que o efeito seja potencializado.
LEIA TAMBÉM:
Creatina: mitos e uso errado são riscos do suplemento que aumenta resistência; veja 5 pontos
‘Whey caseiro’: mistura de proteína de soja, cacau e leite em pó é realmente eficaz? Entenda
Para quais modalidades o bicarbonato é indicado?
Assim como boa parte dos pré-treinos, o bicarbonato não traz benefícios para todos os tipos de exercício.
Segundo os nutricionistas, esse pré-treino é mais indicado para as seguintes modalidades:
Atividades de alta intensidade e curta duração, como tiros de corrida, corrida de velocidade, saltos e provas curtas de natação;
Atividades com momentos explosivos repetitivos, como artes marciais e esportes de equipe;
Atividades de endurance, como ciclismo intenso ou corridas longas.
Patrícia Ferraz comenta que, em treinos de intensidade moderada ou leve, a suplementação não deve ter feito.
Aline Bernhard ainda pontua que as atividades moderadas e leves são o que a maioria das pessoas ativas pratica em boa parte do tempo e que, portanto, o suplemento pode não ser o mais indicado para o uso diário.
“Mesmo atletas não praticam atividade intensa todos os dias, ou seja, não é um suplemento a ser utilizado toda hora e sim em momentos específicos e estratégicos dentro da rotina de indivíduos que treinam com intensidade elevada”, recomenda.
Efeitos colaterais
Além do uso do suplemento ser indicado apenas para modalidades específicas ou provas muito intensas, o consumo do bicarbonato de sódio também pode trazer alguns efeitos colaterais.
“O uso do bicarbonato tem alto potencial de desconforto intestinal. Dessa forma, recomenda-se uma investigação completa sobre a melhor estratégia individualizada antes do uso em um ambiente de competição, por exemplo”, alerta o médico Lourenço Sampaio.
Náuseas
Dor abdominal
Diarreia
Flatulência
Inchaço
Alcalose metabólica (condição que gera tontura, confusão, fraqueza muscular e espasmos, mas é observada só em caso de uso excessivo)
“Para evitar os efeitos colaterais a recomendação é começar usando doses menores e sempre fracionas a dose total, consumindo junto com alimentos fonte de carboidratos”, indica Aline Bernhard.
Beber muita água antes e depois da suplementação também pode ajudar a minimizar a retenção de água e diluir o bicarbonato no organismo.