Diocese de Cachoeiro contou com uma programação especial dedicada ao santo pescador. Confira as fotos!
Cachoeiro realiza procissão para homenagear seu Padroeiro, São Pedro. (Foto: André Fachetti)
O dia 29 de junho é o Dia de São Pedro, Padroeiro de Cachoeiro de Itapemirim. Para celebrar a data, acontece a tradicional Procissão de São Pedro, que ano após anos vem atraindo milhares de fiéis pelas ruas e avenidas do Município. A procissão é um marco da festa, sendo realizada desde a instauração da Diocese, no ano de 1958. Porém, a Paróquia São Pedro, enquanto pertencia a antiga Diocese do Espírito Santo (atual Arquidiocese de Vitória) tem em seus registros históricos, menções da procissão ao seu Padroeiro desde 1914.
Durante todo o mês de junho, a Prefeitura realizou uma série de eventos, com shows e atividades, em comemoração ao dia de São Pedro. Além disso, a Diocese de Cachoeiro realizou uma programação especial dedicada ao santo pescador. A Paróquia da Catedral da cidade, por exemplo, esteve em festa desde o dia 17/06 (a festa se encerrou no dia de São Pedro). No dia 20 deu-se início à novena em louvor ao Santo. E no último dia da festa (no âmbito religioso), a Paróquia São Pedro se une a toda a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim para celebrar o Dia de São Pedro, em 29 de junho.Confira a galeria de fotos.
Para o Bispo Diocesano, Dom Dario Campos, a Festa de São Pedro é um momento de união para toda a Diocese: “No dia 29 de junho não celebramos apenas o Santo, o Apóstolo, mas reverenciamos também o ‘homem Pedro’. Nele, identificamos um trabalhador, como tantos hoje em nosso país. Era pescador, humilde, honesto e, nele, todos nós podemos nos ver e nos encontrar”.
Catedral de Cachoeiro de Itapemirim
Para o Bispo, a união entre fiéis e religiosos é indispensável, principalmente em meio a tantos problemas político-sociais que acontecem no país: “a fé em Deus prevalece”, diz Dom Dario.
No percurso atual da procissão, foram 3 km de caminhada, saindo da Catedral de São Pedro, às 16h, em direção ao Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz. Lá, o Bispo Diocesano, Dom Dario Campos, presidiu a Santa Missa em comemoração ao Padroeiro da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, concelebrada pelos Bispos da Província e com participação dos Padres, Diáconos e Seminaristas de todo o Sul do Espírito Santo.
Nas últimas edições, um trio elétrico tem acompanhado a procissão, animando, cantando e orando junto aos fiéis.