Festa de Cachoeiro agregou inovação e história


Os eventos de maior público se concentraram no Parque de Exposições
Neste ano, a Festa de Cachoeiro contou com a estreia de uma nova proposta para sua feira agropecuária, mais regional, com forte participação dos municípios sulcapixabas. Promovida com foco na tecnologia e na inovação, a Exposul Rural abriu a programação do evento e foi marcada também pela assinatura da lei que institui o Fundesul, coordenado pelo governo estadual.

Foram quatro dias de feira, parceria entre prefeitura, sindicatos rurais e instituições que movimentou aproximadamente R$ 2 milhões em negócios, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa. No mesmo local, após a Exposul, o público pode conferir apresentações musicais de diversos artistas, tanto regionais quanto nacionais.

Fora dali, diversos pontos da cidade receberam as atividades cívicas, esportivas, religiosas e culturais da Festa de Cachoeiro, encerrada neste fim de semana.

Desta vez, as atrações foram alusivas também aos 150 anos de emancipação política do município, completados em março. A história da cidade pautou o desfile escolar, ponto alto da programação cívica, no 29 de junho, dia do padroeiro da cidade, São Pedro. Os colégios municipais abordaram principalmente a influência do município no cenário nacional.

Festa de Cachoeiro (Foto: PMCI)

“Pudemos fechar com saldo muito positivo a parte cívica do Dia de Cachoeiro. Percebemos que a comunidade entendeu e acatou o tema que propomos, e as famílias se envolveram. Foi importante também a avaliação feita pela equipe, pautando os ajustes que estamos providenciando para o desfile do ano que vem”, informa a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

A preocupação da prefeitura em juntar atrações diversas e retomar costumes da Festa de Cachoeiro, na visão da secretária municipal de Cultura, Fernanda Martins, foi percebida pelo cachoeirense. “O país passa por momento de instabilidade, e o resgate que a festa promoveu acaba sendo um alento para a população. De março para cá, Cachoeiro vem participando de uma série de eventos que promovem essa retomada, principalmente do senso de pertencimento. A intenção é de que esse trabalho permaneça e se faça presente em outras atividades tradicionais”.

Festa de Cachoeiro (Foto: PMCI)

O prefeito Victor Coelho destacou a participação do cachoeirense na preparação e na participação durante as atividades. “Conseguimos, todos, aliar a tradição e as inovações, em uma programação que envolveu solenidades oficiais, feira agropecuária, eventos esportivos, diversão e entretenimento. Hoje, o sentimento é de orgulho, de uma cidade que fez sua festa com o que tem de melhor: sua gente”.

Equipes atuaram em ruas e praças

Durante a festa e nos dias que antecederam a programação, as equipes de Obras (Semo) e de Serviços Urbanos (Semsur) intensificaram as ações de limpeza na cidade, com destaque aos locais que receberam as atrações. O aparato de segurança e de trânsito contou com amplo planejamento, por meio de parceria entre as polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal, os agentes de Trânsito e o Corpo de Bombeiros. Nos dias de maior movimento, mais de 100 homens cuidaram do policiamento no Parque de Exposições.

A Semsur atuou com mais de 120 pessoas, apoiados por cinco caminhões, uma pá carregadeira, um carro de lata para retirada de entulho e uma caminhonete. Foram coletados nessas áreas aproximadamente 160 toneladas de material, entre madeira, lixo, mato e entulho.

As equipes promoveram melhorias em 45 ruas cinco pontes e duas praças, principalmente com pintura e limpeza. O Parque de Exposições contou com limpeza geral, com plantão direto de funcionários.

Comércio e serviços ficaram movimentados

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo, a festa foi uma oportunidade para aumento dos lucros, principalmente, para hotéis e restaurantes, e como apoio a quem trabalha com renda alternativa.

“Estavam inclusos no objetivo, com a festa, atrair turistas e movimentar comércio e serviços locais, com oportunidade para cabeleireiros, garçons, barraqueiros e costureiras, por exemplo. Os hotéis apresentaram boa taxa de ocupação, e as lojas estavam cheias de compradores. Ficamos felizes com essa resposta do projeto e pretendemos melhorar as atrações e a estrutura, para que a cidade ganhe muito mais”, avalia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.