
O Globocop e o drone do Bom Dia Rio gravaram imagens do sol alaranjado em diferentes pontos da cidade, como a Baía de Guanabara e o Maracanã. O Rio de Janeiro amanheceu nesta quinta-feira (5) encoberto com névoa misturada à fumaça das queimadas que assolam o Brasil. Desde domingo (1º), aliás, foram registrados 23 focos de incêndio no RJ, todos no interior.
O Globocop e o drone do Bom Dia Rio gravaram imagens do sol alaranjado em diferentes pontos da cidade, como a Baía de Guanabara e o Maracanã.
Rio amanheceu com névoa e fumaça
Reprodução/TV Globo
O fenômeno está diretamente associado com a poluição. A fumaça das queimadas é composta por gases tóxicos, como monóxido de carbono (CO), e material particulado fino (PM2.5), partículas minúsculas suspensas no ar.
Todos esses componentes são altamente prejudiciais à saúde e podem agravar doenças respiratórias, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), e aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
LEIA TAMBÉM:
Com fumaça, ar de BH está 10 vezes mais poluído do que OMS recomenda
No Sul, fumaça de queimadas pode alterar a cor da chuva
Incêndios atingiram 6,6 mil fazendas em SP
Ponto turístico do Tocantins é atingido por incêndio, e visitantes precisam sair às pressas
E vai piorar
O dia segue sufocante. Segundo a Climatempo, a máxima deve chegar a 35°C na capital, e a umidade relativa do ar não passa de 40% no RJ — no Sul Fluminense não chega a 20%.
A quantidade de nuvens aumenta no decorrer da tarde, e à noite pode chuviscar. Os ventos voltam a ficar mais fortes, com rajadas de até 70 km/h.
Na sexta-feira (6), o tempo muda em todo o estado, deixando o dia predominantemente nublado e com temperaturas em declínio acentuado. Na capital, a máxima prevista é de 26°C, e a sensação será de frio.
Há previsão de chuva fraca a qualquer hora do dia para quase todo o estado, com exceção apenas para as cidades que fazem divisa com Minas Gerais. Ainda podem ter rajadas mais fortes durante a madrugada de quinta para sexta, sobretudo no litoral.
Essas condições de tempo instável serão breves, e no fim de semana já não há previsão de chuva para nenhuma região do estado. A nebulosidade reduz gradualmente ao longo do sábado (7), e a partir de domingo (8) os dias prometem ser ensolarados.
Assim, as temperaturas aumentam cada vez mais a cada dia, saindo de 30°C no sábado para 35°C na segunda-feira (9). Além disso, o tempo fica mais seco, com a umidade ficando abaixo dos 30% em muitas áreas.