HackTown anuncia 35 trilhas de conteúdo que vão guiar a edição de 2025; veja lista completa


Festival acontece de 31 de julho a 3 de agosto, em Santa Rita do Sapucaí (MG). Programação prevê mais de 1,3 mil atividades entre palestras, workshops, shows e experiências imersivas. HackTown anuncia 35 trilhas de conteúdo para edição de 2025
Divulgação
A 9ª edição do HackTown contará com 35 trilhas temáticas de conteúdo, que vão de tecnologia à sustentabilidade. O evento acontece de 31 de julho a 3 de agosto, em Santa Rita do Sapucaí (MG). Esta é a primeira vez que as trilhas são divulgadas ao público. O objetivo é facilitar a navegação dos participantes em meio à programação.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Nesta edição, serão mais de 1,3 mil atividades programadas, entre palestras, painéis, workshops, showcases musicais, festas, feiras, meetups, ativações e experiências imersivas.
Em outras edições, as trilhas eram usadas internamente para orientar a curadoria e preservar o espírito de descoberta espontânea do evento. Agora, além de guiar o público, elas também serão base para o novo programa de envio de propostas e seleção de palestrantes, que será divulgado nos próximos dias.
“A gente sempre acreditou que uma das potências do HackTown é o participante se deparar com algo inesperado, cruzar temas improváveis, sair do óbvio. Por isso nunca tornamos as trilhas públicas. Mas em 2025, com um evento ainda maior, decidimos que o público pode ter essa direção sem perder a chance de se surpreender. A lógica de localização das sessões e a distribuição de horários continuam pensadas para manter essa imprevisibilidade viva”, explica Carlos Henrique Vilela, um dos fundadores e responsável pela programação.
Segundo a organização, a expectativa para este ano é reunir 15 mil credenciados e outras 15 mil pessoas participando das atividades abertas espalhadas pela cidade.
Curadoria das trilhas 💡
A curadoria das trilhas foi construída a partir de uma extensa pesquisa realizada ao longo do ano, com foco especial em centros urbanos e periféricos do Brasil, principalmente das regiões norte e nordeste, e do restante da América Latina, como por exemplo em Medellin, Havana e Cuzco.
O processo também incluiu visitas a universidades como Harvard e MIT, centros urbanos como Xangai e Hong Kong, na China, e Aarhus e Billund, na Dinamarca, além de diálogos com pesquisadores, comunidades criativas e executivos de empresas inovadoras.
“Temos trilhas como Ética, Consciência e Responsabilidade, Ancestralidade e Futuro, ou Pré-concepção e Parentalidade Conscientes, que propõem discussões sobre como viver, decidir e cuidar — temas essenciais que muitas vezes ficam à margem nos grandes eventos e que no Hacktown, desde o início, são tratados com mesmo grau de importância de inovações tecnológicas”, afirma Marcos David, também um dos fundadores e curadores do HackTown.
Além das temáticas diferenciadas, as trilhas tecnológicas seguem como pilares centrais do HackTown.
“Hoje a gente não fala só de IA ou computação quântica, ou desenvolvimento de hardware e software, ou de startups e inovação corporativa. Isso está muito presente, mas vamos além: falamos de como essas tecnologias moldam comportamentos, afetam a ética, impactam as cidades e as relações humanas”, detalha João Rubens Costa, também fundador do festival.
HackTown 2024 – Santa Rita do Sapucaí, MG
Coletivo voluntário HackTown 2024
Confira as 35 trilhas de conteúdo do HackTown 2025 👇
AI e Tecnologias Emergentes
Ancestralidade, Espiritualidade e Futuro
Arquitetura e Novas Formas de Construção
Brand Experience, Festivais e Eventos
Brasilidade e Latinidade
Cidades e Comunidades Inovadoras
Cinema e Audiovisual
Criação Digital e Economia dos Criadores
Cultura em Movimento
Deepfakes, A Generativa e Fake News
Design, UX e Acessibilidade
Desenvolvimento de Hardware e Software
Direitos Autorais e Criatividade
Diversidade, Equidade e Inclusão
Economia Criativa
Educação e Aprendizado
Empreendedorismo
Energia e Alternativas Sustentáveis
Espaço e Novas Fronteiras
Ética, Consciência e Responsabilidade
Fronteiras da Mente
Futuro da Alimentação
Games e E-Sports
Gestão e Governança Inovadora
GovTech e Inovação em Políticas Públicas
Impacto Social
Inovação Corporativa
Mobilidade e Novos Combustíveis
Moda e Lifestyle
Música – Inovação na Indústria
Novas Mídias e Realidades Expandidas
Pré-concepção Consciente e Parentalidade
Regeneração, Clima e Sustentabilidade
Saúde Física e Mental – Presente e Futuro
Vendas e Marketing
LEIA TAMBÉM:
INGRESSOS: HackTown 2025 abre venda de ingressos; confira valores e saiba como comprar
TEMÁTICAS: HackTown terá debates sobre IA, neurociência, meio ambiente e hiperconectividade
O HackTown
HackTown 2024 – Santa Rita do Sapucaí, MG
Coletivo voluntário HackTown 2024
A 9ª edição do HackTown acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG), conhecida como o “Vale da Eletrônica”. A cidade abriga mais de 150 empresas de tecnologia e instituições renomadas como o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e a Escola Técnica de Eletrônica (ETE). O evento deve reunir cerca de 30 mil participantes e mais de mil palestrantes.
Quando: 31 de julho a 3 de agosto de 2025
Onde: Santa Rita do Sapucaí (MG)
O que tem: tecnologia, negócios, arte, cultura, música e experiências imersivas
Ingressos: disponíveis na Sympla, com opções de Pix, cartão e boleto
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.