O projeto tem como objetivo principal alertar e proteger os consumidores capixabas residentes na Grande Vitória de alguns procedimentos irregulares.
Alunos da Empresa Júnior da Faculdade Doctum de Vitória – EJFV do curso de Administração, vinculados ao projeto de extensão Vigilante$ do$ Preço$, visitam as grande redes de supermercados da região metropolitana, coletando dados das oscilações de preços dos alimentos que o consumidor, muitas vezes, paga sem se dar conta.
O projeto auxilia os consumidores na constatação de irregularidades e variações elevadas de preços entre os mesmos produtos nos estabelecimentos comerciais da localidade.
O objetivo principal do projeto é alertar e proteger os consumidores capixabas residentes na região metropolitana de Vitória de alguns procedimentos irregulares e abusivos na exposição de etiquetas de preços. Cabe ressaltar que a diferença de preços entre os produtos pesquisados nos vários estabelecimentos da amostra também são divulgadas nas pesquisas de itens da cesta básica, chocolates de páscoa, itens do café da manhã, itens da cesta natalina, etc.
Entre as amostras de preços abusivos praticados por supermercados da Grande Vitória, o Coordenador do Projeto de Extensão Vigilantes dos Preços, Paulo Cezar Ribeiro Silva, cita um exemplo que chamou atenção em uma pesquisa realizada no mês de junho: “Dos itens da cesta básica, o pacote de ervilha seca de 500g da marca ‘Pink’ no supermercado A estava R$ 8,49 e, no supermercado B, o mesmo produto poderia ser encontrado por R$ 4,08”, alerta.
Paulo Cezar, ainda, alerta que as diferenças encontradas são devido à política de remarcação dos produtos e que, muitas vezes, os estabelecimentos mais isolados dos bairros tem preços ainda mais abusivos. Ele explica também que nas verduras e frutas os preços variam em função da safra. “Neste caso, recomenda-se a compra de produtos da época. Agora, por exemplo, é a época do maracujá e da mexerica ponkan”, pondera.
Chocolates de páscoa sofrem alta de até 200% nos últimos 8 anos na Grande Vitória
Entre os dias 01 e 05 de abril de 2017, alunos do curso de administração e pesquisadores do projeto Vigilante$ do$ Preço$ da Empresa Júnior da Faculdade Doctum de Vitória (EJFV), sob a coordenação do Prof. Paulo Cezar Ribeiro Silva, constataram alta acentuada de preço entre chocolates de páscoa idênticos quando comparados ao mesmo período no ano de 2009.
Mesmo com a indústria de chocolates segurando um pouco os preços em função da readequação da oferta, em 2017 o aumento médio foi 6% na Grande Vitória em relação ao ano passado. No entanto, a alta acumulada nos últimos 8 anos chegou a 199,2%, como foi constatado no item “Coelho de Chocolate” de 50 gramas da marca Garoto. Em abril de 2009, o produto era encontrado com o preço médio em torno de R$ 3,19 e em abril de 2017, o mesmo produto está custando em média R$ 9,56 a unidade de 50 gramas.
No entanto, na média, os chocolates de Páscoa na Grande Vitória subiram em torno de 111,1% nos últimos 8 anos. Os ovos de páscoa subiram um pouco menos, 110,6% em média, enquanto os bombons tiveram alta de preço em torno de 114%. Para facilitar a análise comparativa entre os dois períodos (abr/2017 e abr/2009), os preços foram convertidos para o mesmo padrão (100 gramas), conforme demonstrado na tabela.
Vale lembrar que a inflação no mesmo período, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-IBGE) foi de 64,6%.
Alta nos custos de produção (transporte, energia elétrica, combustível, mão de obra, impostos, taxa de câmbio oscilante e custos de insumos) e incertezas na economia do país foram alguns dos motivos desse indicador de alta dos preços nos chocolates nos últimos 8 anos.