A nova empresa responsável pela limpeza pública de Teresina, a Aurora Ambiental, iniciou os serviços na quarta-feira (7), e, segundo a prefeitura, a previsão era de que a situação fosse totalmente regularizada até domingo (11). Procurada novamente, a gestão ainda não se pronunciou sobre o caso. Ruas ficam interditadas por falta de coleta de lixo em Teresina
Moradores da Rua Governador Artur de Vasconcelos, no bairro Primavera, Zona Norte de Teresina, denunciam o acúmulo de lixo que fechou parcialmente a via. Nas imagens, é possível ver muito entulho, podas de árvores e lixo domiciliar, que além de obstruírem a rua, causam mau cheiro na região. O problema está em várias outras vias.
A nova empresa responsável pela limpeza pública de Teresina, a Aurora Ambiental, iniciou os serviços na quarta-feira (7) e, segundo a prefeitura, a previsão era de que a situação fosse totalmente regularizada até domingo (11). O trabalho inicial foi o da coleta domiciliar, que ficou suspensa após o término do contrato com a empresa Litucera. Procurada novamente, a gestão ainda não se pronunciou sobre o caso.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Itamar Burlamaqui Cavalcante, síndico do Condomínio Santos Dumont, relatou que um contêiner da prefeitura estava localizado na rua e era destinado à coleta de material de construção civil, podas de árvores, resíduos de capina, varrição e descarte de móveis. Um funcionário da prefeitura monitorava o local para garantir que lixo domiciliar não fosse depositado ali.
“Eles retiraram o contêiner cheio e deveriam colocar outro para recolher o lixo novamente. Só que eles retiraram e não trouxeram mais. Todo esse lixo está se acumulando desde a semana passada até essa semana”, explicou o síndico.
Com a ausência do depósito para o recebimento dos resídios, o lixo começou a se espalhar pela rua, e agora, além de podas e entulhos, também há muitos sacos de lixo com resíduos orgânicos, oriundos de lixo domiciliar.
Lixo na Rua Governador Artur de Vasconcelos, no bairro Primavera, na Zona Norte de Teresina em abril de 2024 e em agosto de 2024.
Reprodução/Maps e Izabella Lima/ g1
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
“Depois que retiraram a pessoa que fazia a fiscalização, começaram a jogar não só restos de poda e outros materiais, mas também lixo orgânico. Com a suspensão dos contratos da prefeitura com as empresas de limpeza, a situação piorou, pois o lixo ficou vários dias sem ser recolhido e já está chegando à entrada do condomínio. Moradores da região e outras pessoas estão depositando diversas formas de lixo na rua”, afirmou Itamar.
Uma moradora, que preferiu não ser identificada, comentou sobre o impacto na qualidade de vida na área.
“Eu não posso mais abrir a janela da cozinha ou do quarto por causa do mau cheiro e da poeira. Às vezes, colocam fogo no lixo, e como sou alérgica, a situação fica insuportável. Tem dias que é preciso usar máscara para andar aqui, de tanto mau cheiro”, relatou
Lixo se acumula nas ruas da Zona Norte de Teresina
Izabella Lima/g1Piauí
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
P