Neste fim de semana, foram dois casos. O primeiro, no Conjunto Habitacional do Barreiro, e o segundo, no bairro Jardim Alvorada. Moradores denunciam agressão durante abordagem de policiais militares
Moradores de Belo Horizonte denunciam duas abordagens violentas da Polícia Militar (PM) neste fim de semana: no bairro Jardim Alvorada, na Região da Pampulha, neste domingo (11), e no Conjunto Habitacional do Barreiro, na Região do Barreiro, no sábado (10). Dois homens foram presos.
Na abordagem no Jardim Alvorada, imagens mostram um grupo de cinco policiais segurando um homem que está caído ao solo, do lado da calçada. Um dos militares está com um spray de pimenta.
Uma mulher tenta apartar a situação entre os policiais e o homem no chão, mas é agredida com um soco no rosto. Durante todo o vídeo, o homem permanece deitado na rua, enquanto os policiais seguem em volta.
Abordagem policial no bairro Jardim Alvorada, na Região da Pampulha, em BH
Reprodução/Redes sociais
Conjunto Habitacional
No Conjunto Habitacional do Barreiro, moradores fizeram imagens da prisão de um homem que, segundo a polícia, é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas na região.
O advogado do suspeito afirmou que a abordagem policial foi muito violenta e que o homem foi torturado.
Os policiais foram checar uma denúncia contra dois suspeitos de tráfico de drogas. Eles bateram no apartamento de um dos homens e ninguém atendeu, mas, segundo o boletim de ocorrência, os militares sentiram um forte cheiro de maconha e resolveram pegar uma escada no batalhão e entrar no imóvel por uma janela, que estava aberta.
Os agentes encontraram uma barra de maconha e mais quatro pedaços da droga. Enquanto guardavam os materiais na viatura, eles abordaram um suspeito conhecido por passagens criminais, que usava a mesma roupa informada por uma denúncia anônima.
O homem foi abordado, e os moradores registraram a violência e as agressões. Os policiais tiveram muita dificuldade para algemar o suspeito, deram socos nele e até usaram uma arma de choque, com ele já no chão. Segundo os policiais, foi para contê-lo.
Suspeito de tráfico é preso e advogado denuncia violência policial
Em outro vídeo, pelo menos três policiais aparecem segurando o suspeito, e é possível ver que também utilizam o armamento de choque. Um dos militares chega a agredir o homem com um soco. Segundo a polícia, o suspeito Gustavo de Oliveira disse que ninguém colocaria a mão nele.
O boletim de ocorrência diz ainda que o suspeito resistiu e deu uma cabeçada no rosto de um dos policiais, e foi preciso usar a pistola de choque porque não havia espaço nem segurança para realizar o disparo dos dardos.
A reportagem entrou em contato com a PM e aguarda retorno.
Vídeos mais assistidos do g1 Minas