O tufão Shanshan atingiu com força total a ilha de Kyushu, no sul do Japão, na manhã desta quinta-feira (29). A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu o alerta mais elevado para ventos, chuvas fortes e ondas gigantes. Pelo menos três pessoas morreram devido à tempestade, segundo informações da AFP.
Com rajadas de até 252 quilômetros por hora, o Shanshan chegou à costa por volta das 8h00 locais (20h de quarta-feira, em Brasília), próximo da cidade de Satsumasendai, informou a JMA.
Typhoon #Shanshan moves closer to Kyushu, Japan 🇯🇵🌀 Central winds 185 km/h, pressure 935 hPa. #台風10号 pic.twitter.com/3Yzo6PaLBh
— Zoom Earth (@zoom_earth) August 28, 2024
Evacuação
Além das três mortes e dezenas de feridos, a tempestade já levou ao corte de energia de mais de 254 mil residências e ao evacuamento de mais de 5 milhões de pessoas. Também ocasionou o cancelamento de centenas de voos e à suspensão da produção da Toyota, da Nissan e da Honda.
O porta-voz do governo japonês, Yoshimasa Hayashi, havia alertado que este tufão “extremamente forte” iria desencadear “ventos violentos, ondas fortes e uma tempestade em níveis nunca vistos por muitas pessoas”.
🔴JAPAN🇯🇵| The powerful typhoon #Shanshan hit the country from the island of #Kyushu (south) with tornadoes and winds at 200km away. Significant damages recorded in the regions of #Kagoshima and #Makurazaki. Shanshan is now slowly heading towards Kansai and the island of Shikoku. pic.twitter.com/t5yH6dkxi1
— Nanana365 (@nanana365media) August 29, 2024
Danos em diversas cidades
Cerca de 25 pessoas ficaram feridas na cidade costeira de Miyazaki e 195 edifícios foram danificados, conforme informações da agência AFP. Segundo o canal japonês NHK, 59 pessoas ficaram feridas em toda a região de Kyushu.
Segundo a JMA, a tempestade deve pairar em Kyushu nos próximos dias e, depois, se aproximar das regiões central e oriental, incluindo a capital Tóquio, por volta do fim de semana.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.