
Em Navegantes, sete cavalos resgatados pelo poder público em condições de abandono ou maus-tratos estão disponíveis para adoção responsável. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o IAN (Instituto Ambiental de Navegantes), Secretaria de Agricultura e Pesca e Secretaria de Proteção e Cuidado Animal.

Quem pretende adotar os animais tem que cumprir alguns requisitos – Foto: Prefeitura de Navegantes/ND
Atualmente, os animais estão em um abrigo provisório, onde recebem microchipagem, acompanhamento veterinário e têm espaço para pastagem. Para garantir que sejam bem cuidados, a adoção é regulamentada por normas rigorosas.
O Instituto Ambiental realiza visitas periódicas aos adotantes, que precisam comprovar a existência de um espaço adequado para o animal, com pelo menos um hectare e um estábulo em boas condições. Além disso, os cavalos não podem ser utilizados para tração, comercializados ou doados a terceiros.
Como fazer para adotar um cavalo
Interessados em oferecer um lar para um desses animais devem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura pelo telefone (47) 3185-2379 e agendar uma visita.
A adoção requer a apresentação de documentação específica, conforme o Decreto nº 89/2021. Pessoas físicas devem fornecer identidade, CPF e comprovante de residência, enquanto pessoas jurídicas precisam apresentar registro comercial e CNPJ.