
Um vídeo mostra a pancadaria dentro de ônibus no último domingo (26), no bairro Agronômica, em Florianópolis. A confusão foi no coletivo da linha 330 Ticen-Tilag Via Mauro Ramos, envolvendo passageiros e jovens que estariam ouvindo música alta na caixa de som.

Pancadaria dentro de ônibus em Florianópolis foi causada por som alto – Foto: Reprodução/ND
Passageiros contaram que o grupo, composto por seis rapazes e duas moças, estava com uma caixa de som ouvindo música alta e fazendo muito barulho dentro do coletivo desde o bairro da Trindade.
“O povo começou a reclamar [do barulho]. Eu já estava dentro do ônibus e o pessoal estava reclamando”, relatou um passageiro que preferiu não se identificar.

Grupo de oito jovens ouvia música alta dentro do coletivo e irritou passageiros – Foto: Reprodução/ND
Irritadas, algumas pessoas resolveram confrontar os jovens e a discussão começou. O motorista foi acionado e parou o ônibus em frente à Praça Governador Celso Ramos, no bairro Agronômica.
Passageiros relataram que a pancadaria começou quando o motorista desceu do veículo para falar com o grupo. “Ele [motorista] pediu para grupo descer e foi aí que iniciou um bate-boca. O pessoal começou a se agredir lá dentro”, recordou o passageiro.
Após pancadaria dentro de ônibus, Consórcio Fênix reforça que uso de aparelhos sonoros em coletivos é proibido
Após a circulação do vídeo que mostra a pancadaria dentro de ônibus na capital por conta de som alto no coletivo, o ND Mais entrou em contato com o Consórcio Fênix. A empresa reforçou que o uso de aparelho sonoros, como caixas de som, é proibido, assim como o consumo de bebidas alcoólicas no interior do veículo.

Consórcio Fênix reforça que o uso de aparelhos sonoros em transportes coletivos é proibido – Foto: Divulgação/Consórcio Fênix
“Esses avisos estão afixados – com muita visibilidade – em todos os veículos, convencionais e seletivos”, reforçou a companhia em nota. O consórcio destacou ainda que, conforme a cláusula XXI do código de conduta para transportes públicos, fazem parte dos direitos e obrigações dos usuários de transportes coletivos:
- Contribuir para a permanência das boas condições dos veículos;
- Portar-se de modo adequado, respeitando os demais usuários, fiscais e operadores, mantendo a ordem e bons costumes nos veículos, pontos de parada e terminais;
- Não comercializar, panfletar ou pedir esmolas no interior dos veículos, pontos de ônibus e terminais de integração;
- Não utilizar o sistema de modo que venha comprometer a higiene dos veículos, terminais ou seus ocupantes;
- Não transportar produtos que comprometam a segurança e conforto dos demais usuários.
Veja o momento da pancadaria dentro de ônibus em Florianópolis:
Passageiros e jovens entram em confronto por conta do som alto dentro do coletivo – Vídeo: Murilo Zarbinatti/NDTV