O incêndio no Centro de Blumenau consumiu ao menos oito estabelecimentos comerciais, causando prejuízos significativos para lojistas. As chamas consumiram a estrutura histórica na tarde desta quinta-feira (23), na imponente rua XV de Novembro.
Um dos lojistas prejudicados, Yuri Krieger, contou ao portal ND Mais ter sofrido um prejuízo estimado em R$ 500 mil com a perda da loja de maquiagem, que ficou completamente destruída.
Krieger relata que foi informado sobre o incêndio no Centro de Blumenau por volta das 15h50, quando recebeu uma ligação de suas funcionárias.
“O relato das meninas foi que quando perceberam o fogo que vinha do forro, não deu mais tempo de pegar nada. Veio fogo e fumaça preta, tanto que não conseguiram nem pegar seus pertences, perdem até o celular e bolsa”, disse.
No lugar onde antes havia a loja D’ela Makeup, restaram apenas destroços. Todos os móveis e produtos foram queimados. “Não sobrou um batom”, lamentou Krieger.
Apesar dos danos materiais, o lojista ficou aliviado por não haver feridos na ocorrência de incêndio. “Tenho uma sequência de mensagens e fotos da líder de loja e em menos de 2 minutos o fogo tomou conta do local. Foi absurdo o poder do fogo”.
Um dos locatários lesados pelas chamas, o lojista diz ter assumido a administração no local há três anos, mas que o estabelecimento já contava com mais de 7 anos de história.
Dona de cafeteria ouviu gritos de socorro durante incêndio no Centro de Blumenau
Em entrevista para a NDTV Record Blumenau, Elaine Francieli Dacychen, proprietária do Mini Café Mami, contou que estava atendendo uma cliente quando uma funcionária de outra loja perguntou se ela estava sentindo um cheiro de queimado.
Elaine disse não ter percebido, mas subiu até o segundo piso para conferir, foi quando sentiu o cheiro.
“E realmente eu senti um cheiro de queimado. Eu ouvi as meninas de cima da loja da ação social da igreja, que é um brechó aqui, gritando por socorro, e nisso a fumaça já veio e a lavareda veio também”, contou.
Elaine desceu as escadas correndo e gritou para as meninas da loja saírem também. “E nisso já despencou o teto da loja Crispim, foi para a Lotérica e o incêndio começou”.
Trecho da rua XV de Novembro segue fechado ao trânsito
O grande incêndio no Centro de Blumenau mobilizou equipes dos bombeiros na tarde desta quinta-feira (23). O fogo iniciou em um brechó da Ação Social Catedral São Paulo Apóstolo, localizada na parte superior da estrutura, na rua XV de Novembro.
Segundo informações da equipe da NDTV Record Blumenau, que acompanhou os trabalhos no local, a Defesa Civil isolou a área por um possível gás que foi encontrado, com risco de explosão.
Esta foi a primeira vez que o Corpo de Bombeiros Militar utilizou a nova viatura com auto escada mecânica, que auxiliou as equipes no combate às chamas. O incêndio já foi controlado e segue na fase de rescaldo.
O incêndio, que teve início no brechó da igreja, se alastrou para a parte inferior e atingiu lojas. As pessoas que estavam no local foram evacuadas a tempo.
A Prefeitura de Blumenau comunicou que o trecho da rua XV de Novembro, em frente ao imóvel atingido, seguirá fechado ao trânsito por segurança, com liberação após avaliação técnica dos bombeiros e da Defesa Civil
Agentes de trânsito auxiliaram no fechamento da rua, na orientação do tráfego e no deslocamento de viaturas do bombeiro e de caminhões do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), que foram acionados para auxiliar no combate às chamas.
Devido ao incêndio no Centro de Blumenau, a SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) liberou o corredor de ônibus na Av. Presidente Castelo Branco para o trânsito de veículos
Ainda conforme a prefeitura, equipes da Defesa Civil aguardam o encerramento do trabalho dos Bombeiros para auxiliar na avaliação dos danos do imóvel. A causa do incêndio será investigada após os trabalhos de rescaldo.