Com 413 mil motos, Sul de Minas registra aumento de 2,8% na frota em um ano; veja ranking


Entre as cidades mais populosas da região, Passos apresentou o maior crescimento na frota de motos entre 2023 e 2024, seguida por Pouso Alegre, Varginha e Poços de Caldas. Somando mais de 413 mil veículos, a frota de motocicletas no Sul de Minas cresceu 2,8% em 2024. O levantamento foi feito pela EPTV, afiliada Globo, com base em dados do Ministério dos Transportes.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Entre as cidades mais populosas da região, Passos lidera o crescimento, com aumento de 4,5% no período, seguida por Pouso Alegre (+3,4%), Varginha (+3,3%) e Poços de Caldas (+3,2%).
Sul de Minas registra aumento de 2,8% na frota de motos, segundo dados do Ministério dos Transportes
Reprodução/EPTV
Para o especialista em trânsito Kenedy Santos Pereira, o crescimento da frota de motos é reflexo de fatores como o aumento das entregas rápidas, impulsionado pela pandemia, o baixo custo de manutenção e a facilidade de locomoção e estacionamento.
Apesar da praticidade, o aumento no número de motocicletas traz desafios para os condutores. Por isso, os cuidados com a segurança são essenciais.
“Primeiramente tomar cuidado e ter que o seu corpo é dinâmico, utilizar viseira limpa, andar sempre à direita da via, cuidado com ultrapassagem e corredores”, disse.
Sul de Minas registra aumento de 2,8% na frota de motos, segundo dados do Ministério dos Transportes
Reprodução/EPTV
“Os números são alarmantes. A cada uma hora, quatro pessoas morrem no trânsito brasileiro. A cada uma hora, 24 pessoas ficam inválidas no trânsito brasileiro. Então, não torne uma estatística. Dirija com cuidado. O trânsito seguro é um direito de todos”, afirma.
Para os motofretistas, que utilizam a moto como meio de trabalho, há algumas recomendações.
“Regularmente, junto ao órgão, faça o curso que é importante, mantenha sua moto em dia. Agora quando você estiver transitando, cuidado com o baú. […] Quando você estiver passando por um carro, mantenha a distância porque alguém pode não te ver e abrir a porta. Cuidado com o cerol, cuidado com linhas, cuidado com outros objetos cortantes, usa sempre a anteninha, ou seja, todos os equipamentos obrigatórios previstos na resolução do Contran e dirija mantendo a velocidade da via”, completou.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.