Os escorpiões são conhecidos por suas picadas venenosas, utilizadas tanto para caçar presas quanto para se proteger de predadores. No entanto, um pesquisador na Colômbia descobriu uma espécie com um comportamento único: ela utiliza seu veneno de forma diferente, borrifando-o em seus inimigos.
Nova espécie de escorpião pode “borrifar” veneno
Esse comportamento peculiar foi observado anteriormente em apenas dois gêneros de escorpiões, encontrados na América do Norte e na África.
A nova espécie foi descoberta no departamento de Cundinamarca, na Colômbia, na região montanhosa da floresta tropical de Magdelena e foi batizada de Tityus achilles. A descoberta foi publicada em 17 de dezembro de 2024 em um artigo no Zoological Journal of the Linnean Society
“A maioria dos escorpiões provavelmente é capaz de espalhar veneno. Eles simplesmente não fazem isso.”, comentou Léo Laborieux , que era mestrando na Ludwig Maximilian University de Munique na época da pesquisa, ao portal Live Science.
Segundo o portal, o novo escorpião pode tanto injetar quanto lançar seu veneno. A injeção direta garante que ele atinja o alvo; porém, como o ataque deve ser realizado a curta distância, o alvo pode acabar se defendendo.
Assim, o ato de pulverizar veneno é menos arriscado, já que não requer contato físico direto, mas também é menos direcionado, e os efeitos do veneno são menos severos.
Ainda assim, um jato de toxina no rosto pode ser suficiente para deter um predador e permitir que o escorpião escape.