Por conta de baixa procura, mais de 200 mil doses de imunizante contra a gripe podem ser perdidos no Acre


Vacinas estão próximas do prazo de validade e a cobertura vacinal chegou a apenas 22% do público-alvo, e menos de 100 mil doses foram aplicadas. Acre pode perder mais de 200 mil doses de vacina contra gripe por conta da baixa procura
Mais de 200 mil doses da vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, podem vencer e serem descartadas nos próximos dias, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por conta da baixa procura pelos imunizantes.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Somente na capital do estado, são quase 30 mil doses que podem ir parar no lixo. O motivo é a baixa procura pela vacina em todas as unidades de saúde.
“É uma vacina que vence em abril, mas por questões epidemiológicas ela só pode ser utilizada até o dia 31 de janeiro. A partir do dia 1º de fevereiro já é uma nova vacina que deve estar em circulação no país”, explica a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI Acre), Renata Quiles.
Doses tem prazo de validade em abril, mas deve ser utilizada apenas até 31 de janeiro
Reprodução/Rede Amazônica Acre
LEIA MAIS:
Com meta de vacinar 300 mil pessoas, Acre recebe mais 250 mil doses de vacina contra a gripe
Saúde reforça campanha e pretende imunizar mais de 300 mil pessoas contra a gripe no Acre
Mesmo prorrogando a campanha de vacinação contra a influenza até 31 de janeiro, o Acre aplicou menos de 100 mil doses da vacina. Isso corresponde a uma cobertura de apenas 22,09% do grupo prioritário, composto por crianças, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades.
O público-alvo da campanha em todo o estado é de mais de 300 mil pessoas. Antes, a previsão de término da campanha era em outubro de 2024.
“Muitos pais, às vezes, deixam para vacinar as crianças quando vão matricular na escola. Quanto antes as crianças ficarem imunizadas, é importante, um melhor controle das doenças”, alerta a enfermeira Evaleinei Reis.
As secretarias municipais de saúde continuarão com as ações de vacinação contra a influenza, mantendo a prioridade para os grupos alvos da campanha. A expectativa é conseguir aumentar a cobertura vacinal até o fim do prazo da campanha, segundo o secretário de saúde de Rio Branco, Rennan Biths.
“Nos últimos anos, nós realmente temos enfrentado muitas dificuldades para atingir os parâmetros ideais em relação à cobertura vacinal da população. Temos feito todo o esforço para manter as nossas unidades equipadas. Procurem nossas unidades de saúde para que você possa completar toda a programação de imunização que nós temos à disposição”, ressalta.
Exemplos
Maria Aparecida levou a filha Bia para se vacinar contra a gripe
Reprodução/Rede Amazônica Acre
Quem já atendeu ao chamado e garantiu a proteção contra a gripe foi o pequeno Pietro, que foi levado pela tia, Adriane Andrade, para ser vacinado. Agora, o Pietro vai estar protegido por pelo menos um ano.
“É super importante. Proteja o seu filho, por que hoje em dia as doenças que mais estão surgindo são novas doenças e, podendo imunizar com o que a gente já tem, é importante para a criança”, destacou.
Já a dona de casa Maria Aparecida levou a filha Bia para se vacinar e deixou uma mensagem para que outras famílias façam o mesmo.
“A importância [de vacinar] é para que eles não venham pegar doenças, para se proteger”, disse.
Reveja os telejornais do Acre
Adicionar aos favoritos o Link permanente.