Os ucranianos conseguiram repelir quase todos os ataques, mas alguns atingiram cidades importantes – e mataram 7 pessoas. Rússia bombardeia Kiev e mais da metade da Ucrânia em uma das maiores ofensivas da guerra
Reprodução/TV Globo
A Rússia realizou nesta segunda-feira (26) uma das maiores ofensivas contra a Ucrânia. Os ucranianos conseguiram repelir quase todos os ataques, mas alguns atingiram cidades importantes – e mataram sete pessoas.
O Exército russo bombardeou mais da metade das regiões ucranianas nas últimas 24 horas, incluindo a capital, Kiev. Foi um ataque intenso, com 200 drones e mísseis. A Rússia alega ter usado armas de alta precisão para atingir infraestrutura crítica.
Um foguete acertou um reservatório de água perto de Kiev. O vídeo também mostrou um incêndio em uma usina hidrelétrica. Houve interrupções no abastecimento de eletricidade e de água. O país inteiro está sob alerta de ataque aéreo, e moradores se abrigam em estações de metrô.
Em Kiev, moradores se abrigam em estações de metrô
Reprodução/TV Globo
Um bombardeio na cidade portuária de Odessa também provocou cortes de luz e feriu sete pessoas. Em Dnipro, na Ucrânia, um civil morreu e duas casas ficaram destruídas. Na região de Zaporíjia, um agricultor foi morto, vítima de uma explosão.
Como a Ucrânia planejou ataque a território russo
O Kremlin comentou os ataques à Ucrânia, dizendo que “ações hostis, como as incursões ucranianas na região de Kursk, não podem ficar sem resposta”.
A Ucrânia também bombardeou o território russo na região de Saratov e continua a invadir a região de Kursk. No norte, a concentração de tropas bielorrussas na fronteira com a Ucrânia, aliadas de Moscou, preocupa o Ocidente.
A Otan aumentou o nível de prontidão e pelo menos 12 caças poloneses levantaram voo para defender as fronteiras da aliança militar. O Ministério da Defesa da Polônia disse que um drone russo invadiu o espaço aéreo polonês e que o país está em alerta máximo.
Rússia bombardeia Kiev e mais da metade da Ucrânia em uma das maiores ofensivas da guerra
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Drone militar atinge prédio residencial e provoca explosão na Rússia
Rússia faz maior ataque aéreo à Ucrânia desde o início da guerra
Ucrânia e Rússia trocam 230 prisioneiros de guerra após mediação dos Emirados Árabes