Prefeitura de Birigui volta atrás e diz que morte por dengue em 2025 ainda está sob investigação


Executivo aguarda o laudo do Instituto Adolfo Lutz e exames adicionais para confirmar se a causa da morte do homem de 56 anos foi por dengue. Prefeitura de Birigui volta atrás e diz que morte por dengue em 2025 ainda está sob investigação
TV TEM /Reprodução
A Prefeitura de Birigui (SP) voltou atrás e informou que a primeira morte por dengue em 2025 está sob investigação.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A Secretaria Municipal de Saúde chegou a informar que esta era a primeira morte pela doença no estado de São Paulo em 2025, mas a informação foi atualizada pelo próprio Executivo, que voltou atrás, e a correção foi feita pelo Ministério da Saúde no site.
Segundo o Ministério da Saúde, no dia 16 de janeiro, o órgão foi informado que a primeira morte do estado de São Paulo era de um morador de Birigui. Atualizados na sexta (17), os dados do Ministério registram um óbito em investigação na cidade.
Esta morte, portanto, foi retirada do banco de dados e do painel de mortes confirmadas. Os dados mostrados no painel do Ministério da Saúde são oriundos das notificações dos municípios. Para casos e óbitos, as cidades e estados têm até 60 dias para investigar.
Nesse sentido, o Ministério explicou que é possível que casos e óbitos sejam incluídos como confirmados e posteriormente sejam retirados pelo município, após investigação mais apurada e identificado que o óbito não foi por dengue, por exemplo.
A Prefeitura de Birigui informou anteriormente que a vítima era um homem, tinha 56 anos e morava no bairro Jardim São Conrado. Agora, o Executivo aguarda o laudo do Instituto Adolfo Lutz e exames adicionais para confirmar se a causa da morte foi por dengue.
Em 2025, segundo o estado, já foram confirmados 134 casos da doença na cidade e 527 estão em investigação. Em 2024, o município teve 4.087 confirmações e dois óbitos por dengue.
Primeira morte por dengue
A primeira morte por dengue do estado de São Paulo em 2025 é, na verdade, de uma mulher de 48 anos, moradora do bairro Chácara Aviação, em Votuporanga (SP). A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (20).
Segundo a prefeitura, o óbito foi registrado no dia 11 de janeiro. A morte também foi contabilizada pela Secretaria Estadual de Saúde.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.