Fato ou Fake g1 Sul de Minas: saiba como mandar sua sugestão de conteúdo suspeito para ser verificado


Internautas poderão enviar pelo WhatsApp fotos, vídeos, áudios e links com supostas fake news sobre a região para serem verificados por jornalistas da EPTV. Eleições 2024 g1
Arte g1
O Sul de Minas agora pode contar com a versão regional do Fato ou Fake, serviço de verificação de fatos criado pelo Grupo Globo. A ideia é combater a disseminação de notícias enganosas, sobretudo durante o pleito municipal.
Internautas já podem mandar links, fotos, vídeos, posts ou áudios suspeitos que estejam circulando na internet sobre a região. O número do Fato ou Fake regional para o recebimento das sugestões é (35) 99809-2905.
A versão regional do serviço vai seguir a metodologia do Grupo Globo. Para isso, os jornalistas do g1 Sul de Minas e EPTV passaram por treinamento com a equipe nacional, que também fará a supervisão das checagens.
Versão Nacional
Lançado nacional em 30 de julho de 2018, o Fato ou Fake tem a participação de equipes de g1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN, GloboNews e TV Globo (a página nacional pode ser acessada aqui). Os jornalistas fazem um monitoramento diário para identificar mensagens suspeitas muito compartilhadas na internet.
Cobertura no g1 Sul de Minas
Bastidores do primeiro programa ao vivo do g1 sobre as Eleições 2024 no Sul de Minas
Túlio Kaule / EPTV
O g1 Sul de Minas terá uma cobertura especial das eleições 2024 que contará, além da verificação de fatos, com programas ao vivo, debates em cinco cidades, agenda dos candidatos e entrevistas com os concorrentes à Prefeitura de Varginha.
Os programas, debates e entrevistas do g1 fazem parte daquela que será a maior cobertura eleitoral da história do Grupo EP, conglomerado de mídia com sede em Campinas. O trabalho multiplataforma terá integração com a EPTV.
VÍDEOS: tudo sobre o Sul de Minas
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.