5 dicas para decorar cômodos pequenos


É possível deixar o ambiente com toques de bom gosto e personalidade. Joice Antonia (66), em 2023, mudou drasticamente o espaço em que morava. A casa grande, que antes abrigava os três filhos, não fazia mais sentido na vida da aposentada, que vivia apenas ao lado do marido em uma residência de cerca de 200 m². “Resolvemos trocar o espaço e ir para um lugar menor, que fosse mais fácil para dois idosos cuidarem”, explica.
A alegria da mudança, no entanto, revelou um grande problema para a família. O novo espaço não comportava os móveis grandes da casa antiga. “Precisamos medir tudo para ver o que poderíamos ou não levar. Foi difícil escolher o que deixar para trás”, relembra a aposentada.
Mesmo assim, a empolgação pelo novo lar foi tomando conta da família que, pouco a pouco, precisava deixar os novos espaços com um toque familiar. Nesse processo, a decoração de todos os cômodos mesclava a novidade com novos móveis com algumas lembranças da vida toda da família. Hoje, um ano morando no novo lar, Joice revela que entre as dificuldades que marcaram a transição foi exatamente a decoração, pois ela imaginava que em um espaço menor, não teria tantas possibilidades de dar personalidade aos cômodos.
A realidade da família é a de muitos brasileiros. Desde a pandemia, o tamanho de imóveis no país vem reduzindo e, São Paulo, por exemplo, entre os anos de 2017 a 2021, cresceu o número de imóveis de até 45m² vendidos. Com mais pessoas morando em lugares menores, a decoração é um diferencial que dá mais conforto e praticidade aos ambientes. Caso sua dúvida seja como deixar um ambiente, mesmo pequeno, bonito e aconchegante, listamos cinco dicas para quem está nessa missão.
1. Espelho, espelho meu!
O uso de espelhos é uma dica de ouro para quem quer ampliar os espaços sem precisar de reformas. O item que é uma decoração para lá de necessária, também traz uma sensação de amplitude. A dica dentro da dica é posicionar o espelho no lugar em que o sol chega, assim, a luz será refletida e deixará todo o ambiente mais iluminado.
Entre os melhores espelhos, há várias opções. No quarto, é possível colocar em guarda-roupa ou então na penteadeira. Já para os demais ambientes, você pode colocar espelhos pendurados, que além de iluminar, são decorativos e adaptáveis a qualquer espaço.
2. Invista na vertical
Com espaço reduzido, o ideal é aproveitar os lugares que antes não eram usados, como paredes. Na sala, invista em um painel de parede para a TV. No quarto, guarda-roupa integrado com a cama ou escritório são vantajosos porque aproveitam todos os espaços disponíveis.
Prateleiras e nichos também desempenham a mesma função e são opções para todos os espaços, da cozinha ao banheiro.
3. Escolha a mobília certa para cada ambiente
Uma mesa maior do que a sala comporta vai só prejudicar seu ambiente. Por isso, opte sempre por mobiliários que estejam adequados ao tamanho de cada cômodo. Nesse sentido, camas, guarda-roupas, mesas devem ser pensadas de acordo com o espaço disponível.
Medir e desenhar o móvel ou eletrodoméstico no chão com giz ou lápis antes de comprar podem ser soluções simples na hora da escolha.
4. Eletrodomésticos embutidos
Ter eletrodomésticos embutidos é uma escolha assertiva para quem deseja decorar ambientes pequenos. Além de serem estéticamente mais bonitos, eles se encaixam nos espaços exatos destinados a eles. Assim, você não perde nenhum metro do ambiente.
Cooktop, fogão, fornos, microondas, etc., são alguns dos eletrodomésticos que já podem ser substituídos na sua residência.
5. Itens decorativos diversos
Toda casa com jeito de lar conta com objetos decorativos que são muito íntimos aos donos do lar. Papel de parede, vasos de planta, esculturas, entre outros, costumam dar esse toque especial ao ambiente.
Mas atenção, o uso exagerado de itens também sobrecarrega o cômodo e pode refletir em redução de tamanho.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.