Urutau é flagrada se camuflando com filhote na Região Serrana do ES. Veja vídeo

Um registro raro feito em Laranja da Terra, na Região Serrana do Espírito Santo, está viralizando nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver uma fêmea de Urutau e seu filhote se camuflando em um galho de uma propriedade do interior do município.

O vídeo foi gravado no último domingo (12) pelo autônomo e morador de Itarana, José Carlos Prettis, de 35 anos. Em entrevista para o Tribuna Online, ele relatou que as aves já estavam no local há alguns meses — mas, até então, ele não tinha conseguido registrar o momento de forma tão nítida.”Como sei que se trata de uma espécie bastante difícil de ser avistada e filmada, resolvi ir até o local e fazer o vídeo”, contou José, que explicou que o amigo também conseguiu realizar outros registros dos animais. “Já tinha alguns outros registros desse meu amigo que mora no local, mas as imagens não tinham ficado tão nítidas. Quando fiz esse vídeo no domingo, fiquei surpreso com a qualidade da imagem, por se tratar de um vídeo amador, aí resolvi compartilhar para que mais pessoas pudessem conhecer essa espécie um tanto quanto curiosa!”, completou o autônomo.

Urutal é uma ave rara, conhecida pela sua habilidade de camuflagem

|  Foto:
Reprodução/Canva

UrutauA ave Urutal, também conhecida como mãe-da-lua, urutau-comum, urutágua, urutágo, Kúa-kúa e Uruvatique, possui hábitos noturnos e é típica do cerrado.Considerada rara, é conhecida por se camuflar para se defender dos predadores, usando sua plumagem cinza. Geralmente a ave pousa em troncos de árvores e são confundidas com um galho seco. Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno voo, principalmente os grandes, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.