Zona Leste de SP é a região que mais registrou roubos na cidade no 1° semestre de 2024, diz levantamento


Foram 15.846 casos registrados na região de janeiro a junho deste ano. Em média, pelo menos 87 roubos aconteceram por dia na região. Média de três por hora. Em 2° lugar aparece a Zona Sul, que teve quase o mesmo número de casos no período: 15.766 registros. Roubos registrados na cidade de São Paulo no 1° semestre de 2024.
Reprodução/TV Globo
A região da Zona Leste de São Paulo é a que mais teve casos de roubos na cidade no primeiro semestre de 2024, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
De acordo com levantamento feito pelo Bom Dia SP, foram 15.846 casos registrados na região de janeiro a junho deste ano. Em média, pelo menos 87 roubos foram registrados por dia na região. Média de três roubos por hora.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Em segundo lugar aparece a Zona Sul, que teve quase o mesmo número de casos no período: 15.766 registros, seguido pela Zona Oeste, com 11.052 roubos registrados nas delegacias.
Apenas no mês de junho, a região da Zona Sul registrou o maior número de roubos: 2.484 registros, trocando de lugar com a Zona LEste, onde foram registrados pela polícia 2.398 casos.
REGISTROS DE ROUBOS POR REGIÃO DA CIDADE DE SP – 1° SEMESTRE/2024
1ª LESTE: 15.846
2ª SUL: 15.766
3ª OESTE: 11.052
4º CENTRO: 9.570
5º NORTE: 6.368
Fonte: Secretaria de Segurança Pública (SSP)
REGIÃO DA CIDADE COM MAIS CASOS DE ROUBO – JUNHO/2024
1ª SUL: 2.484
2ª LESTE: 2.398
3ª OESTE: 1.730
4º CENTRO: 1.456
5ª NORTE: 989
Fonte: Secretaria de Segurança Pública (SSP)
Por meio de nota, a SSP afirma que “as polícias atuam de forma diligente para combater e dar uma resposta rápida aos crimes patrimoniais em toda a cidade”.
A pasta comandada por Guilherme Derrite afirma que não possível dizer que a região Leste é a que mais registra roubos porque possuí “características populacionais, sazonais e geográficas únicas, que impactam nos indicadores criminais” (veja íntegra da nota abaixo).
Apenas no mês de junho, a região da Zona Sul registrou o maior número de roubos: 2.484 registros, trocando de lugar com a Zona LEste, onde foram registrados pela polícia 2.398
Crimes chocantes na ZL
Roubo em apartamento no Tatuapé
Na semana passada, a Zona Leste de SP registrou ao menos dois crimes chocantes, que chamaram a atenção das autoridades para a onda de crimes na região.
Num deles, três criminosos foram presos nesta sexta-feira (23) pela Polícia Militar após invadirem um condomínio no Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, e roubarem um morador. Na fuga, eles arrancaram um dos portões da garagem do prédio.
A câmera de segurança na saída da garagem gravou o momento em que eles deixam o prédio. Nas imagens é possível ver que um funcionário para e tenta conversar com eles.
Dois deles entram no veículo branco. Instantes depois um homem sai do carro e o funcionário corre. O motorista acelera e quebra o portão.
Eles levaram joias, relógios e pertences avaliados em R$ 150 mil. A polícia fazia patrulhamento no local e prendeu o trio. O caso foi registrado no 42° DP.
Grupo rendido em condomínio
Dupla em moto assalta grupo de rapazes na saída de prédio na Zona Leste
O assalto ocorreu próximo ao local onde na quinta (22), um grupo de rapazes foi obrigado a deitar no chão e entregar os pertences a dois ladrões armados.
Os cinco rapazes assaltados estavam na entrada de um outro condomínio da rua Gregório de Matos, na Vila Regente Feijó, também na região do Tatuapé.
O grupo era formado por amigos do influenciador Giliard Santos, filho da advogada Deolane Bezerra. A informação foi confirmada por funcionários do prédio.
Os rapazes tiveram carteira, celulares e relógios levados. Os amigos de Giliard foram rendidos por um criminoso armado justamente quando iam visitar o influenciador, por volta das 20h30 (veja vídeo acima).
Bandidos fazem arrastão em frente a um prédio na Zona Leste de São Paulo
Câmeras de segurança do edifício e vizinhos registraram o momento em que um motociclista armado chega na frente do prédio e anuncia o assalto ao grupo e também a um entregador que aguardava na frente do condomínio.
O criminoso está acompanhado de ao menos outros dois cúmplices e outras motos e obriga dos cinco amigos a se deitarem no chão, enquanto rouba os pertencer deles.
A ação foi toda registrada por um vizinho do edifício em frente, que gritou e pediu acionamento da polícia para impedir os assaltantes de continuarem o roubo.
Os dois suspeitos fugiram em uma moto em alta velocidade.
Sobre os fatos ocorridos na Vila Regente Feijó, o 29º Distrito Policial (Vila Diva) instaurou um inquérito policial e analisa as imagens para identificar os autores. Quanto ao outro caso, as imagens foram encaminhadas ao 70º Distrito Policial (Sapopemba) para auxiliar na identificação dos envolvidos.
Bandidos roubam grupo em condomínio na zona leste
Íntegra da nota da SSP:
“As polícias atuam de forma diligente para combater e dar uma resposta rápida aos crimes patrimoniais em toda a cidade. Um exemplo foi a prisão e apreensão de três pessoas envolvidas em um roubo a um condomínio poucas horas depois do crime na zona leste de São Paulo. É importante destacar ainda que as ações resultaram em uma queda de 8,5% e 7,1% nas 5ª e 8ª Delegacias Seccionais, responsáveis pelas regiões dos casos citados na reportagem, no primeiro semestre deste ano, comparado ao mesmo período de 2023. No período, 5.905 infratores foram presos e apreendidos na zona leste. O policiamento foi intensificado pela Polícia Militar com base na análise de “hot spots” – locais de maior incidência sazonal de crimes específicos.
É importante ressaltar que não é correta a comparação de regiões diferentes, pois cada área possui características populacionais, sazonais e geográficas únicas, que impactam nos indicadores criminais. Sobre os fatos ocorridos na Vila Regente Feijó, o 29º Distrito Policial (Vila Diva) instaurou um inquérito policial e analisa as imagens para identificar os autores. Quanto ao outro caso, as imagens foram encaminhadas ao 70º Distrito Policial (Sapopemba) para auxiliar na identificação dos envolvidos”.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.