Segundo funcionários da Ricco Transportes, salário deveria ter sido pago no 5º dia útil e o vale-alimentação não foi pago em novembro e dezembro. Quantidade de ônibus circulando na cidade foi reduzida nesta segunda-feira (13), população teve que recorrer a transportes alternativos e Rbtrans afirmou que notificou empresa. Motoristas paralisam metade das atividades em Terminal Urbano de Rio Branco
Jardel Angelim/Rede Amazônica
Os motoristas de ônibus da empresa Ricco Transportes, que presta serviço para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) e faz a locomoção da população de todos os bairros da capital acreana, fizeram um protesto nesta segunda-feira (13) por conta do atraso de pagamento salarial e do vale-alimentação, benefício concedido a eles, mas que não foi pago desde outubro, segundo eles.
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A RBTrans divulgou uma nota de esclarecimento onde afirma que”está adotando as medidas necessárias para apurar os reais motivos da paralisação repentina dos funcionários da empresa Ricco”. O documento ainda comunica que serviços essenciais, como o transporte público, não podem ser interrompidos sem que sejam atendidas algumas exigências, segundo a legislação. (Confira mais detalhes abaixo)
O motorista de ônibus Riclei de Albuquerque, que é um dos manifestantes, explica que houve, primeiramente, uma tentativa de conversa através do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Estado do Acre. Porém, segundo ele, não obtiveram sucesso e decidiram paralisar parcialmente o atendimento à população, já que todos os meses acontece atraso salarial.
“Infelizmente, nós tivemos que tomar essa atitude radical, fechamos duas baias [plataformas] do Terminal Urbano e deixamos uma para que os ônibus pudessem passar e vir, e não atrapalhar a sociedade. Desde já nós pedimos desculpa, mas infelizmente nós não podemos ficar dessa forma”, complementou.
De acordo com o motorista, foi montada uma comissão entre os motoristas para expor os problemas enfrentados por eles e pedir mudanças. Ele ainda lamentou que foi preciso diminuir a quantidade de ônibus de algumas rotas para que fossem ouvidos.
“A nossas reivindicações são de atraso de salários, era para ter recebido no quinto dia útil e hoje já é 13, e também nós estamos reivindicando o nosso VR [vale-refeição], que está atrasado o do mês de novembro e dezembro. Também estamos reivindicando o fardamento, além de uma opção boa de trabalho com as ferramentas, porque nós trabalhamos os carros que não estão muito bons”, disse ele.
Duas plataformas, do total de quatro, estão fechadas e os ônibus paralisados
Jardel Angelim/Rede Amazônica
Já o motorista João Júlio Lima comentou que mora de aluguel e a dona do apartamento pediu que ele saísse do local por conta dos atrasos constantes.
“Eu tive que sair, porque eu não tenho como pagar. As minhas coisas eu vou ter que retirar, tá na varanda da casa de um colega meu. Nós estamos aqui reivindicando só o que é nosso”, frisou ele.
Transtornos à população
O pedreiro João Constâncio de Oliveira estava atrasado no aguardo do ônibus no Terminal Urbano.
“Era para eu chegar lá para onde eu vou, 9 horas, e já é mais de 10 horas, estou com uma hora atrasada, só por causa disso daí. Aí eles atrapalham a gente e a pessoa não recebe nada. Fica difícil, vou chegar de meio dia para tarde, porque estou esperando o ônibus do calafate e não sei nem que horas vai chegar”, lamentou ele.
Natacha Evelyn Santos, que estava há mais de uma hora esperando um ônibus para ir à faculdade, reclamou da forma como está sendo conduzida a paralisação.
“Estou com mais de uma hora esperando e eles liberaram só o ônibus do Alto Alegre, o Sobral e o meu até agora nada. O jeito é pegar moto-uber, porque se não, eu não vou chegar na faculdade hoje. Eu já perdi o primeiro horário de aula todinho. Eu vou assistir só a segunda aula e eu já peguei quatro faltas, o que prejudica demais”, alegou ela.
Motoristas paralisam metade das atividades em Terminal Urbano de Rio Branco
Andryo Amaral/Rede Amazônica
O que diz a RBTrans
A nota divulgada pela autarquia municipal na manhã desta segunda-feira (13) assegura que a medida causa prejuízos diretos à mobilidade urbana, além de comprometer o acesso dos cidadãos que dependem do transporte público.
A RBTrans enviou uma notificação formal à empresa Ricco exigindo explicações sobre a paralisação, no prazo de 48 horas, além das ações adotadas para o restabelecimento imediato do serviço. (Confira a nota completa abaixo)
Nota da RBTrans
“A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) informa à população e à imprensa que está adotando as medidas necessárias para apurar os reais motivos da paralisação repentina dos funcionários da empresa Ricco Transporte Eireli, ocorrida nesta manhã, sem a devida observância dos requisitos legais.
De acordo com a legislação vigente, serviços essenciais, como o transporte público, não podem ser interrompidos sem que sejam atendidas as seguintes exigências:
Comunicação prévia e formal aos órgãos de fiscalização e controle competentes;
Informação clara e antecipada à imprensa e à população em geral, para minimizar impactos e evitar transtornos;
Garantia da continuidade mínima do serviço, respeitando o direito constitucional de ir e vir dos usuários.
A ausência de tais medidas configura uma violação grave dos preceitos constitucionais e causa prejuízos diretos à mobilidade urbana, além de comprometer o acesso dos cidadãos aos serviços e direitos básicos que dependem do transporte público.
Diante dessa situação, a RBTRANS tomou as seguintes providências:
Notificação formal à empresa Ricco Transporte Eireli, exigindo explicações sobre os motivos da paralisação, no prazo de 48 horas, bem como as ações adotadas para o restabelecimento imediato do serviço;
Monitoramento das operações e registro dos impactos causados aos usuários, para subsidiar a adoção de medidas corretivas;
Análise jurídica para avaliar as responsabilidades da empresa e eventuais sanções cabíveis, em conformidade com a legislação aplicável
Reiteramos que a RBTRANS, enquanto órgão responsável pelo transporte público municipal, está comprometida em resguardar os direitos da população e assegurar a prestação contínua e eficiente desse serviço essencial.
Agradecemos à população pela compreensão e reforçamos que continuaremos trabalhando para garantir a normalização do transporte público em Rio Branco.
Atenciosamente,
Clendes Vilas Boas, Superintendente RBTRANS – Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito”.
VÍDEOS: g1