Jair Bolsonaro formalizou junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para a liberação de seu passaporte, atualmente retido devido a investigações relacionadas a um suposto golpe de Estado.
A solicitação, apresentada nesta sexta-feira (10), visa permitir a viagem do ex-presidente ao Estados Unidos entre os dias 17 e 22 de janeiro, para participar da posse de Donald Trump, eleito presidente dos Estados Unidos.
O convite do presidente eleito dos EUA é visto pela defesa de Bolsonaro como uma demonstração de prestígio internacional. Os advogados argumentam que a participação no evento reflete “o reconhecimento da importância de sua atuação internacional, especialmente no fortalecimento dos laços diplomáticos e na defesa dos valores democráticos e republicanos que unem Brasil e Estados Unidos.”
O pedido de revisão do passaporte aguarda decisão do ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso.
Além de Bolsonaro, uma comitiva de 37 deputados, incluindo membros da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou interesse em comparecer ao evento em Washington.
Organizada pelos deputados Eduardo Bolsonaro (PL) e Bia Kicis (PL), a delegação inclui parlamentares de partidos da base governista e do União Brasil.
The post Com convite em mãos, Bolsonaro pede ao STF liberação do passaporte para participar da posse de Trump first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.