Cachoeiro realiza procissão para homenagear seu Padroeiro, São Pedro


Diocese de Cachoeiro contou com uma programação especial dedicada ao santo pescador. Confira as fotos!

 
Cachoeiro realiza procissão para homenagear seu Padroeiro, São Pedro. (Foto: André Fachetti)

O dia 29 de junho é o Dia de São Pedro, Padroeiro de Cachoeiro de Itapemirim. Para celebrar a data, acontece a tradicional Procissão de São Pedro, que ano após anos vem atraindo milhares de fiéis pelas ruas e avenidas do Município. A procissão é um marco da festa, sendo realizada desde a instauração da Diocese, no ano de 1958. Porém, a Paróquia São Pedro, enquanto pertencia a antiga Diocese do Espírito Santo (atual Arquidiocese de Vitória) tem em seus registros históricos, menções da procissão ao seu Padroeiro desde 1914.

Durante todo o mês de junho, a Prefeitura realizou uma série de eventos, com shows e atividades, em comemoração ao dia de São Pedro. Além disso, a Diocese de Cachoeiro realizou uma programação especial dedicada ao santo pescador. A Paróquia da Catedral da cidade, por exemplo, esteve em festa desde o dia 17/06 (a festa se encerrou no dia de São Pedro). No dia 20 deu-se início à novena em louvor ao Santo. E no último dia da festa (no âmbito religioso), a Paróquia São Pedro se une a toda a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim para celebrar o Dia de São Pedro, em 29 de junho.Confira a galeria de fotos.
Para o Bispo Diocesano, Dom Dario Campos, a Festa de São Pedro é um momento de união para toda a Diocese: “No dia 29 de junho não celebramos apenas o Santo, o Apóstolo, mas reverenciamos também o ‘homem Pedro’. Nele, identificamos um trabalhador, como tantos hoje em nosso país.  Era pescador, humilde, honesto e, nele, todos nós podemos nos ver e nos encontrar”.

Catedral de Cachoeiro de Itapemirim

Para o Bispo, a união entre fiéis e religiosos é indispensável, principalmente em meio a tantos problemas político-sociais que acontecem no país: “a fé em Deus prevalece”, diz Dom Dario.

No percurso atual da procissão, foram 3 km de caminhada, saindo da Catedral de São Pedro, às 16h, em direção ao Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz. Lá, o Bispo Diocesano, Dom Dario Campos, presidiu a Santa Missa em comemoração ao Padroeiro da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, concelebrada pelos Bispos da Província e com participação dos Padres, Diáconos e Seminaristas de todo o Sul do Espírito Santo.

Nas últimas edições, um trio elétrico tem acompanhado a procissão, animando, cantando e orando junto aos fiéis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.