Projeto de extensão é uma ação conjunta entre a Faculdade Doctum e APAE, e conta com atividades que estimulam o raciocínio e o condicionamento físico
O programa Superando Barreiras é um projeto de extensão, fruto de uma ação entre a Faculdade Doctum e a APAE da Serra, que objetiva a prática de pesquisa e extensão em estudos mais aprofundados nos paradigmas da visibilidade (integração) e da acessibilidade (inclusão). Beneficiam tanto os principais signatários deste empreendimento – as pessoas com deficiências, limitações e impedimentos – como também os acadêmicos do curso de educação física, pedagogia, psicologia e outros que desejam se comprometer com estudos que proporcionem melhores condições para o envolvimento profissional e o relacionamento humano com pessoas que possuam algum tipo de limitação física ou mental.
(Foto: Sidney Rosadas)
“Semanalmente contribuímos com atividades em cerca de sessenta alunos, nos períodos da manhã e da tarde, do centro de vivências da APAE da Serra, totalizando mensalmente cerca de 240 contribuições individuais”, conta Sidney Rosadas, Professor da Doctum e Diretor da APAE.
Por conta de seu trabalho à frente da APAE e de projetos sociais, como o Superando Barreiras, Sidney vem colecionando homenagens. Em 2016, por exemplo, foi homenageado pela Rede de Ensino Doctum, pelo Laboratório de Educação Física adaptada do Centro de Educação Física da Ufes, pelo Conselho Regional de Educação Física e pela Câmara Municipal da Serra, pelos 35 anos de existência da APAE do município. “Fico feliz percebendo o reconhecimento por um trabalho de 30 anos pela causa das pessoas com deficiência, pela luta pela acessibilidade e pelos direitos humanos da PCD”, diz o professor.
Atualmente, a equipe do Superando Barreiras é constituída por acadêmicos de educação física da Rede de Ensino Doctum, 12 no total, que cumprem 6 horas semanais alternadamente, e mantém as atividades de dança, expressão corporal, capoeira, futsal masculino e feminino, jogos compartilhados, jogos de coordenação, equilíbrio e interação corporal, organização espaço temporal, caminhadas rústicas e atividades na praia.
Um dos acadêmicos é Eric Douglas Chaves, formado há dois anos no curso de Educação Física da Faculdade Doctum da Serra, que foi colaborador do programa por três anos e, hoje, integra o quadro da APAE da Serra, além de continuar atendendo no Superando Barreiras. “Integrar o programa foi muito importante, pois não tinha contato com esse público. Foi o sinal que eu precisava para decidir o que queria da minha vida”, conta o professor que fez especialização voltada para essa temática e já cursa Pedagogia para continuar atuando na área.
Programa Superando Barreiras
O “Superando Barreiras” é um programa de extensão da Doctum Serra e se divide em três etapas: Meu Corpo, Meu Mundo, que utiliza jogos pedagógicos, sensoriais, perceptivos, a imagem e a consciência corporal; Meu Corpo, o Espaço, as Coisas e as Pessoas, que contempla o relacionamento corporal com os objetos e as pessoas, a coordenação, o equilíbrio, o tempo de reação e a resistência; e Meu Corpo Participação, que atinge o jovem em seu desenvolvimento maior através os jogos, as atividades esportivas, competitivas ou não, o judô a capoeira e a dança.