Com rachaduras e ferragens à mostra, pontes de Vitória são vistoriadas pelo Conselho Regional de Engenharia

Segunda e Terceira Pontes e Ponte Florentino Avidos foram inspecionadas nesta segunda-feira (30). Estado vai pedir ao Dnit que faça intervenções. Segunda Ponte, no ES, é vistoriada após fotos de estruturas expostas circularem na web
As pontes de Vitória foram vistoriadas nesta segunda-feira (30) pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado (Crea-ES) a pedido da Assembleia Legislativa (Ales). De acordo com especialistas, a pior condição é a da Segunda Ponte, que tem rachaduras e ferragens à mostra.
A fiscalização apontou que a Terceira Ponte é a mais bem cuidada e a única que passa por obras de reparo. Já a Segunda Ponte tem rachaduras, ferragens e armaduras de concreto aparecendo.
“Houve o desplacamento por penetração de umidade que chega na ferragem e, ao enferrujar, aumenta de tamanho, forçando uma pressão muito forte, arrebentando o concreto que está cobrindo. Tem que ser reposto e verificar se essa ferragem tem necessidade reforçar aquele bloco ou não”, disse José Maria Cola, Assessor de Engenharia da Presidência do Crea-ES.
Embora apresente algumas rachaduras, a Ponte Florentino Avidos não precisa de reparos urgentes. Já a Terceira ponte passa por obras de manutenção e os pilares estão envolvidos por placas de proteção.
Apesar das falhas provocadas pela ação do tempo terem sido identificadas, outras análises serão feitas no local, de acordo com Cola.
“Essa visita de hoje foi uma constatação. Obviamente, em função disso, surgirá agora o diagnóstico efetivo sobre até que ponto estão atingidas essas estruturas para que se possa depois formular a solução”, explicou o assessor de engenharia.
Dnit
Em agosto deste ano, um estudo já apontava que as pontes de Vitória precisavam de manutenção com urgência. Agora, a Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa do Estado vai solicitar ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que faça intervenções na segunda ponte.
“Estamos oficiando ao Dnit, pedindo uma programação, se há uma programação, para que sejam feitos os reparos necessários para garantir a segurança e a condição técnica legal para que a ponte possa permanecer e dar a segurança daqueles que navegam”, disse o deputado estadual Marcelo Santos, que é presidente da Comissão de Infraestrutura da Ales.
O Dnit, que faz a manutenção da Segunda Ponte, já garantiu que os pilares não estão em estado crítico, apesar de necessitarem de reparos. Disse ainda que a Segunda Ponte está em um programa do Governo Federal que prevê a recuperação de várias pontes no país, mas não deu uma data.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.