Gaspar decreta estado de emergência após fortes chuvas

A cidade de Gaspar, no Vale do Itajaí, decretou estado de emergência na manhã desta sexta-feira (17). Em 24h, o acumulado de chuvas alcançou 220mm e provocou cerca de 90 ocorrências em diferentes bairros da cidade.

Chuvas em Gaspar

Foram 21 deslizamentos de terra – Foto: Divulgação/ND

Chuvas em Gaspar causam mais de 20 deslizamentos

Entre a noite de quinta-feira (16), e a manhã desta sexta-feira (17), a enxurrada provocou mais de 55 pontos de alagamento e 21 deslizamentos de terra.

Algumas vias do município estão com tráfego interrompido ou desviado. No bairro Lagoa, a galeria Irineu Theiss cedeu, abrindo uma ruptura na via e impossibilitando o acesso de veículos.

Pedaço da estrada Geral da Lagoa cedeu e via está interditada  - Secom/Gaspar/ND

1
2

Pedaço da estrada Geral da Lagoa cedeu e via está interditada – Secom/Gaspar/ND

FRAME - Vídeo mostra o tamanho da cratera aberta em Gaspar - Secom/Gaspar/ND

2
2

FRAME – Vídeo mostra o tamanho da cratera aberta em Gaspar – Secom/Gaspar/ND

Na entrada do bairro Gasparinho, a Rua Frei Solano precisou ter o trânsito desviado, em função de um deslizamento de terra às margens do ribeirão.

Já na Rua Anfilóquio Nunes Pires, houve deslizamento em um ponto da margem do Rio Itajaí-Açu, em frente a MalhaSoft. Outros deslizamentos provocaram quedas de muros em residências, bem como queda de árvores próximos a vias públicas.

Em alguns bairros, os alagamentos provocados pela enxurrada permaneciam nesta manhã, dificultando o acesso, como na Rua Arthur Poffo, na localidade do Bom Jesus, e na Avenida Santa Terezinha.

Chuvas em Gaspar

Foram mais de 90 ocorrências devido às chuvas em Gaspar – Foto: Divulgação/ND

Residências também foram alagadas pela enxurrada em bairros como Gaspar Grande, Coloninha, Figueira, Margem Esquerda, Sertão Verde e Sete de setembro. Bairros Bateias, Belchior Baixo e Arraial D’Ouro também registraram alagamentos.

Segundo a prefeitura da cidade, nenhum abrigo precisou ser aberto após as chuvas em Gaspar. Algumas famílias que tiveram as residências afetadas já estão sendo atendidas com fornecimento de alimentos e outros mantimentos.

A prefeitura também realizou um resgate de um cachorro que estava abandonado em uma residência na Rua Irineu Deschamps, no bairro Figueira. Ele foi resgatado e encaminhado para uma clínica veterinária.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.