Criatividade marca desfile cívico escolar


Progresso de Cachoeiro foi um dos destaques do evento
Assistido por diversas pessoas que compareceram à Linha Vermelha, próximo ao Museu Ferroviário, na manhã desta quinta-feira (29), o desfile cívico escolar da Festa de Cachoeiro foi marcado por sua criatividade.

Estiveram presentes o prefeito Victor Coelho, o vice-prefeito Jonas Nogueira e a gestora da Secretaria Municipal de Educação (pasta organizadora do evento), Cristina Lens, além de outros secretários municipais, vereadores e demais autoridades.

Com fantasias, carros alegóricos e adereços bem elaborados, mais de 500 estudantes participaram do Desfile Cívico (Foto: PMCI)

Com fantasias, carros alegóricos e adereços bem elaborados, mais de 500 estudantes da rede pública municipal de ensino levaram à avenida episódios e personagens relevantes para a trajetória cultural da cidade, ao longo de seus 150 anos de emancipação política.

Composta por alunos do projeto de teatro Talentos para a Vida – Vem Dançar, desenvolvido pela escola municipal Galdino Theodoro da Silva, a comissão de frente interpretou o confronto entre indígenas nativos e estrangeiros que chegaram à região para explorá-la.

Em seguida, a escola municipal Ariete Moulin Costa (supercreche do São Lucas) apresentou estudantes caracterizados de índios puris e botocudos. Na sequência, a escola municipal Zilma Coelho Pinto (antiga Campanha) representou, dentre outros tipos históricos, aventureiros em busca de ouro e pedras preciosas no Rio Itapemirim.

Criatividade marca desfile cívico escolar (Foto: PMCI)

Depois, a escola municipal Monte Alegre Samuel Pereira, ao relembrar a contribuição dos negros para a formação da cultura local, contou com a participação especial da mestra de caxambu Maria Laurinda Adão.

Já a escola Galdino Theodoro da Silva salientou a importância do Rio Itapemirim como viabilizador do desenvolvimento de Cachoeiro, remontando à época em que as primeiras pontes foram erguidas sobre o leito e, também, à chegada dos primeiros imigrantes europeus.

Desfile Cívico Escolar da Festa de Cachoeiro foi marcado por sua criatividade (Foto: PMCI)

A progressão da cidade, desde a implantação da primeira estrada de ferro à construção de indústrias, foi retratada pelos alunos da escola municipal Áurea Bispo Depes, que deram destaque, ainda, aos patrimônios históricos, culturais e naturais e às potencialidades dos distritos cachoeirenses.

O Centro Integrado de Atividades Educacionais (Ciae) Newton Braga levou à avenida a banda constituída a partir de sua aula de musicalização, além de outras ações de contraturno ofertadas no espaço, que fica no bairro Ferroviários.

 
Estudante fantasiado de Roberto Carlos distribuiu rosas às pessoas (Foto: PMCI)

No encerramento, que ficou por conta, também, do projeto de teatro Talentos para a Vida – Vem Dançar, chamou a atenção do público um estudante fantasiado de Roberto Carlos, que, tal como o cantor e compositor cachoeirense, distribuiu rosas às pessoas.

Clique aqui e confira a galeria de fotos!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.