Corrida de São Pedro reuniu cerca de 800 participantes


Evento esportivo fez parte da programação oficial da Festa de Cachoeiro
A Corrida de São Pedro foi um dos destaques da programação da Festa de Cachoeiro (Foto: PMCI)

Promovida dentro da programação da Festa de Cachoeiro, na tarde do último sábado (1º), a 39ª Corrida de São Pedro reuniu um total de 800 participantes, aproximadamente, entre atletas profissionais e amadores, na categoria principal, além do público que foi incluído, nesta edição, pela prefeitura: crianças, cadeirantes, pessoas com deficiência e trabalhadores da área de segurança.

A classificação completa pode ser conferida na internet, no endereço www.porticoeventos.com.br, na opção “Resultados”, onde os competidores podem verificar a colocação na prova e o tempo levado para concluí-la. A prova foi disputada nas distâncias de 5 e 10 quilômetros, nas categorias masculina e feminina, em vias da região central da cidade.

A cachoeirense Gerlane Alves Barbosa conquistou o primeiro lugar geral nos 10 km. “Me sinto muito feliz em ganhar em casa, pela segunda vez”, comemorou a bicampeã, que já soma três participações.

O campeão geral do mesmo percurso, o mineiro Glenison Gilbert de Carvalho, de São João del-Rei, também revelou ser sua segunda vitória no evento: “É muito gratificante competir nesta cidade. O pessoal daqui é muito receptivo. E o trajeto foi sensacional. Parabéns à organização”, avaliou.

Corrida de São Pedro 2017 (Foto: PMCI)

Já os vencedores gerais do 5 km foram Oberdan da Silva Souza Junior, de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), e a carioca Viviane Motta, que reside hoje em Cariacica (ES). “Deus sabe o quanto eu precisava ganhar a corrida. E foi Ele quem permitiu que, com raça, eu conseguisse. Meu treinador é bem dedicado, e me empenhei muito. Foi uma superação total”, disse Viviane.

Sonia Loroza, de 61 anos, também superou limites. Moradora do bairro Aquidaban, ela alcançou a primeira colocação na faixa etária acima de 60 anos. “É uma sensação muito boa. E fazer amizades foi o que me motivou a correr”, contou ela, que participa da corrida desde 2013 e que já ficou, por duas vezes, em segundo lugar.

Corrida de São Pedro 2017 (Foto: PMCI)

O evento teve como competidor, ainda, o prefeito Victor Coelho, que percorreu o trajeto de 5 km. “Chegamos ao fim da programação esportiva da Festa de Cachoeiro, nos seus 150 anos, com muita vitalidade. Tivemos várias ações durante o mês. E a Corrida de São Pedro veio a coroá-las. Agradeço à população e aos parceiros, que foram fundamentais para realizar essa grande celebração”, salientou o prefeito.

Estreante na prova, o secretário municipal de Obras, Luciano Machado, ressaltou o sentimento de integração entre as pessoas. “Foi muito emocionante ver os moradores, da janela, nos incentivando, os corredores se ajudando. O esporte serve para unir as pessoas”, observou.

“Essas atividades não vão se restringir à festa da cidade, apenas. Não paramos por aqui. Serão estendidas, ao longo do ano, por meio do projeto Nosso Esporte Cachoeiro. Venham, acompanhem e participem”, comentou a secretária municipal de Esporte e Lazer, Lilian Siqueira.

Corrida de São Pedro reuniu cerca de 800 participantes (Foto: PMCI)

“Essa iniciativa é muito importante para a saúde, o bem-estar e, principalmente, para o desenvolvimento físico e espiritual dos participantes”, destacou o empresário Antônio Alves Pinto, um dos patrocinadores da Corrida de São Pedro, que esteve presente na Linha Vermelha, próximo ao Museu Ferroviário, ponto de largada e chegada deste ano.

A realização da corrida contou com apoio das secretarias municipais de Saúde, de Cultura, de Serviços Urbanos, Defesa Social, Desenvolvimento Urbano e, ainda, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Tiro de Guerra, e, na iniciativa privada, de Cofril, Unopar, Perim, Unimed Sul Capixaba, CVC, Galpão Móveis e Antônio Autopeças.

Evento recebe, de surpresa, ciclista pagador de promessa
O ciclista Antônio Rogério do Nascimento passou por Cachoeiro, neste fim de semana, e esteve presente na Corrida de São Pedro. Natural de Mato Grosso do Sul, ele – que é conhecido nacionalmente como Neguinho do Asfalto – possui uma história de vida interessante. Devoto de Nossa Senhora Aparecida, fez promessa à santa para ser curado de paralisia e cegueira.
Depois de receber o milagre da padroeira do Brasil, Neguinho foi cumpri-la: iniciou, em 1991, uma pedalada peregrina de 30 anos, que deverá ser concluída entre 2021 e 2022, no Canadá. Durante esse tempo, ele já percorreu todo o país e, pelo menos, mais 13 países.

Confira a relação dos primeiros colocados

10 km – masculino
1º: Glenison Gilbert de Carvalho
2º: Eberth da Silva Silvério
3º: Wilson da Silva Araújo
4º: Jonilson Pinto Prates
5º: Marivaldo Neri Oliveira

10 km – feminino
1º: Gerlane Alves Barbosa
2º: Nathaly Ribeiro dos Santos
3º: Patrícia Mesquita Couto de Oliveira
4º: Carla Depes
5º: Kátia Helena Garcia

5 km – masculino
1º: Oberdan da Silva Souza Junior
2º: Maquezile Gabriel Pio
3º: Luciano Magno Rosa
4º: Romulo Igor Azevedo dos Santos

5 km – feminino
1º: Viviane Motta
2º: Yanubia Regina Candida dos Santos
3º: Késia de Freitas Garcia
4º: Edilene Braga da Silva
5º: Patricia Silva Ribeiro

Adicionar aos favoritos o Link permanente.