
A Globo exibiu na edição desta quarta-feira (29) do BBB 25 falas de Renata e Maike sobre Camilla que foram apontadas como racistas.
Emissora mostrou na TV aberta o momento em que Renata e Maike, enquanto discutiam punição para uma dupla na casa e cogitaram separar as irmãs Camilla e Thamiris, desistiram da ideia porque Camilla sabe cozinhar e “cozinha para a gente”.
Posteriormente, a equipe de Camilla acusou Renata e Maike de racismo estrutural ao “reforçar a ideia de que pessoas negras ocupam posições de servidão”.

Renata e Eva conversam com Camilla no BBB 25 – Foto: bbb-25
Por meio de nota, os adms de Camilla destacaram que querer manter a sister em seu grupo porque ela cozinha é uma “visão reducionista” e preconceituosa. “É fundamental ressaltar que o papel da mulher não se limita à cozinha. Essa visão reducionista perpetua desigualdades e apaga a diversidade de capacidades, sonhos e conquistas femininas. Mulheres podem e devem ocupar qualquer espaço que desejarem”.
Equipe de Renata se manifestou e negou que a fala da sister foi racista, mas sim sobre “a rotina da casa [no BBB 25], sem qualquer conotação discriminatória”. “Entendemos que a fala seja sensível no contexto racial e pedimos desculpas por isso, acrescentando que Renata e sua equipe não são perdidas no assunto. Esperamos que os envolvidos dialoguem dentro da casa”.