‘Soltando o verbo’ é o petisco criado pelo Chopp Point para o Roda de Boteco 2018


São 8 bolinhos de língua de boi ao vinho branco, páprica e pimentas clássicas. O petisco do Chopp Point – Chopperia é o ‘Soltando o Verbo’
Bruno Coelho/Divulgação
O Chopp Point – Chopperia criou o petisco “Soltando o Verbo” para a 14ª edição do Roda de Boteco. São 8 bolinhos de língua de boi ao vinho branco, páprica e pimentas clássicas. O estabelecimento fica em Parque Residencial Laranjeiras, na Serra.
Confira como fazer o petisco:
Ingredientes
2 línguas pequenas (cerca de 1,5kg)
300 ml de vinho branco
2 cebolas medias processadas
2 pimentas dedo de moça
1 colher de chá de pimenta do reino branca – quebra ou moer apenas na hora de utilizar
1 colher de café de páprica picante
1 ovo
1 xicara de chá de trigo
2 colheres de sopa de alho
Salsinha e cebolinha á gosto
Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque as línguas ainda com a pele (apenas sem amígdalas e gordura do começo do órgão) e cubra-as com água. Deixe ferver de 10 a 12 minutos, retire-as, jogue fora a água utilizada e dê um choque com água fria. Tire da água novamente. Retire a pele.
Em outra panela de pressão, corte as línguas em pedaços pequenos e tempere-as com cebola processada, páprica picante, pimenta-do-reino branca (que deve ser quebrada e moída na hora), alho e por último adicione o vinho branco até a língua ficar no ponto certo.
Depois de cozida, ainda na panela, leve-a a geladeira por uma hora para que a gordura presente na língua suba para a superfície e endureça. Logo em seguida, com uma colher, retire toda essa gordura.
Mistura 1: misture a carne junto ao que restou desta mesma panela e processe tudo aos poucos, de modo que realmente a carne fique bem processada.
Mistura 2: Junte a carne já processada, adicione o ovo e o trigo. Misture bem, de modo a sumir qualquer vestígio dos mesmos. A massa deve ser misturada de formas iguais, sendo este um dos principais passos para o sucesso da receita.
Mistura 3: Corte as salsinhas, cebolinha e pimenta dedo de moça em pedacinhos bem pequenos e misture à massa. Busque sempre misturar muito bem o itens para que a massa se torne igual por completo no sabor e textura. Coloque sal a gosto, misture novamente, sempre provando até se ter a medida exata e que todos os ingredientes tenham seu sabor evidenciado.
Obs.: Perceba que são três momentos de misturar a massa a algo, respeite isso. É isso que faz o sabor da língua permanecer.
Leve a mistura ao fogo até soltar da panela. Coloque em uma vasilha e leve à geladeira de 15 a 25 minutos. Com as mãos untadas com um pouco de óleo, faça os bolinhos. Frite-os no óleo a 200ºC.
Obs.: Caso a massa tenha sido feita anteriormente, antes de fazer os bolinhos, deixe-a descansar em temperatura ambiente por duas horas.
Roda de Boteco
A competição do 14º Roda de Boteco começa nesta sexta-feira (4) e vai até o dia 3 de junho. Todos os petiscos especiais do festival custam R$ 29,90 e vêm acompanhados de uma Brahma Extra 600ml.
Disputam petiscos de 38 bares e botecos de Vila Velha (25), Vitória (8), Serra (4) e Cariacica (1). Os pratos foram criados especialmente para avaliação do público, nesta edição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.