Patagotitan: conheça o um dos maiores animais que já existiu com mais de 70 toneladas

Há 100 milhões de anos, o titanossauro Patagotitan mayorum caminhou pelo planeta Terra. Com cerca de 40 metros de comprimento e mais de 70 toneladas, esse herbívoro habitou a região da atual Patagônia argentina e foi um dos maiores animais da história.

Patagotitan mayorum

Com cerca de 40 metros de comprimento e mais de 70 toneladas, esse herbívoro habitou a região da atual Patagônia argentina – Foto: Wikimedia Commons/Zissoudisctrucker

Um dos maiores animais que já existiu

A descoberta do gigante pré-histórico, que viveu durante o período Cretáceo, foi por acaso, no ano de 2008, quando um pastor da província de Chubut procurava por uma ovelha perdida.

Durante suas buscas, o pastor acabou se deparando com um enorme osso, que seria mais tarde identificado como o fêmur de um dinossauro por cientistas do MEF (Museu Paleontológico Egidio Feruglio). Com o tempo, centenas de fósseis da espécie posteriormente batizada de Patagotitan mayorum seriam descobertos.

O primeiro nome desse dinossauro, vale destacar, faz referência à região onde os fósseis foram encontrados, além de que conta com o termo grego “titan”, que significa grande. Já o segundo nome é uma homenagem à família Mayorum, que deu suporte à equipe de pesquisa.

O patagotitan possuía um longo pescoço adaptado para alcançar folhas em árvores altas e arbustos próximos ao solo. Além disso, seus dentes eram perfeitos para selecionar a vegetação entre os galhos.

Patagotitan mayorum

Fêmur de um Patagotitan mayorum; à direita, membro anterior e escápula no Museo Egidio Feruglio de Trelew – Foto: Wikimedia Commons/Gastón Cuello

Vale ressaltar também que ao longo de sua evolução, a espécie perdeu as falanges dos dedos das patas dianteiras, de modo que estas tornaram-se pilares capazes de sustentar seu peso colossal.

Por outro lado, as patas traseiras, com garras, davam tração ao movimento e permitiam que cavasse buracos para depositar seus ovos, que não eram maiores do que uma bola de basquete. Ao nascer, os filhotes eram cerca de 40 mil vezes menores do que seus pais.

Patagotitan mayorum é maior do que o T-rex

O titanossauro possuía oito metros de altura, quase 40 metros de comprimento e pesava 77 toneladas, segundo a National Geographic. Em 2022, o Patagotitan foi tema da exposição “Dinossauros: Patagotitan – O Maior do Mundo”, realizada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Na ocasião, uma réplica em tamanho real, feita de resina, revelou aos visitantes a grandiosidade desse animal. “O pescoço e o rabo precisaram ser montados como se ele estivesse meio abaixado, para caberem no salão de 6 metros de altura”, explicou na época ao portal Nossa o organizador da exposição, Júlio César Figueiredo.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.