Prince, gata de Renan Requelme, acumula mais de 750 mil seguidores nas nas redes sociais e virou celebridade em Capão da Canoa, no Litoral Norte do RS. Tutor largou o emprego e vive de patrocínios e renda. Gata do RS faz sucesso nas redes sociais com posts na praia
Quem passeia pela manhã na beira da praia de Capão da Canoa corre o risco de encontrar uma celebridade correndo, fugindo da água e caçando pássaros no local: é Prince, uma gata de três anos que acumula mais de 750 mil seguidores nas redes sociais.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Nas publicações, o tutor Renan Requelme, de 26 anos, costuma compartilhar a rotina da influenciadora felina nas areias da cidade do Litoral Norte do RS. São passeios diários, sempre de manhã cedinho, em que a gata laranja se diverte sem coleira. As publicações fizeram tanto sucesso que Renan largou o emprego e agora vive de contratos publicitários e da renda dos posts nas redes.
“A gente sempre encontra um fã na rua. Como eu filmo onde eu moro, o pessoal já sabe e vem aqui todos os dias tirar foto dela. Ela tem uma caminha na janela e passa o dia deitada ali, já virou ponto turístico da cidade”, brinca.
Renan Requelme costuma passear com a gata Prince pela beira da praia de Capão da Canoa
Duda Fortes/Agência RBS
Renan conta que, além das corridas na areia, Prince gosta de visitar parquinhos, subir nos brinquedos e, quando está mais ousada, atiçar bem-te-vis e quero-queros:
“Acho impressionante que, quando nós vamos na pracinha, ela desce os escorregadores por conta própria. Também tem os bem-te-vis, que pra marcar território dão rasantes perto dela, e ela dá umas cambalhotas muito engraçadas pra tentar pegar”, diz Renan.
Em Capão da Canoa, a lei diz que “é proibida a permanência de animais nas vias e logradouros públicos, ou locais de livre acesso ao público, assim como na beira da praia”, mas a Secretaria de Meio Ambiente da cidade afirma que o passeio de pets por esses locais é permitido.
Gata Prince é levada pelo tutor Renan Requelme para passear nas areias de Capão da Canoa
Duda Fortes/Agência RBS
Cuidados
Especialistas apontam que é necessário ter uma série de cuidados com pets quando o assunto é passeio ao ar livre, principalmente em praias. Segundo Mauro Moreira, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul, o primeiro passo antes de levar um gato para passear é entender a personalidade do bichinho.
“Temos que entender principalmente a característica desse animal, se é um animal mais calmo, que aceita o barulho da água, ou se é um animal mais agressivo, que prefere estar no ambiente que ele domina”, diz.
Renan conta que Prince começou a sair depois de praticamente implorar por isso: diz que a gata estava no cio, “praticamente implorava para sair” e, depois de um passeio, começou a ficar mais tranquila quando acompanhava o tutor em caminhadas.
Ele diz também que a gata é monitorada constantemente por um veterinário, tem as vacinas em dia e faz exames de rotina, além de ter pelo e patas higienizadas com lenço umedecido após o passeio.
Segundo Moreira, é necessário também tomar cuidados com possíveis riscos à saúde dos animais, que envolvem principalmente o sol forte, possíveis parasitas na areia e na água e a possibilidade de fuga. Confira os principais cuidados com pets na hora de passear:
Antes permitir que o animal ande na areia, verificar se há animais de rua, fezes ou se a areia não está muito quente;
Recolher imediatamente as fezes, pois podem transmitir doenças a outros animais e pessoas;
Usar protetor solar específico para pets, principalmente em animais de pelagem clara;
Evitar que os animais fiquem muito tempo na areia quente e no sol;
Evitar que o animal beba água do mar;
Dar banho no animal depois do passeio, para retirar sujeiras e maresia;
Limpar os ouvidos do animal cuidadosamente;
Verificar se o animal está protegido contra vermes e parasitas;
Ter sempre água potável à disposição;
Ficar atento a uma possível fuga.
Gata costuma brincar na beira da praia de Capão da Canoa durante as manhãs
Duda Fortes/Agência RBS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS