Telespectadores de norte a sul do País poderão acompanhar o Capixabão 2025, que começa neste sábado (18). A TVE Espírito Santo, detentora exclusiva dos direitos de transmissão e comercialização do futebol capixaba, vai transmitir partidas do principal campeonato do Estado, ao vivo, em rede nacional, por meio de uma parceria com a TV Brasil.
Além da exibição de parte dos jogos do Capixabão na TV Brasil, a TVE Espírito Santo vai marcar presença no programa Stadium, da emissora nacional, com conteúdos sobre a disputa e sobre os clubes capixabas. No Estado, a emissora segue transmitindo todos os jogos.
O time da TVE já está no “aquecimento” para entrar em campo na cobertura e transmissão de todos as 59 partidas do Capixabão: Izabela Toscano, Juliana Moreira, Richard Pinheiro e Jair Emanuel estarão na reportagem. Ana Clara Lanius, Robson Maia, Ferreira Neto, Flankilane Moura e Redney Moreira ficarão responsáveis pela narração das partidas.
No sábado (18), os capixabas poderão acompanhar em tempo real a partida entre Nova Venécia e Rio Branco SAF, que marca a estreia do Capixabão 2025, a partir das 15 horas na TVE. Na sequência, às 17 horas, o clássico entre Desportiva Ferroviária e Vitória será transmitido ao vivo para todo o País, por meio da parceria com a TV Brasil.
Central do VAR
Considerada a “Casa do Futebol Capixaba”, a TVE Espírito Santo coloca em operação, neste sábado (18), a Central do Var, em parceria com a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES). O objetivo é ampliar o uso do árbitro de vídeo nas partidas do Capixabão deste ano.
A Central fica nas dependências da TVE. No local estarão, durante as partidas, os dois árbitros do VAR e o assistente, que vão se comunicar de maneira remota com a arbitragem no estádio.
A criação da Central do Var traz mais agilidade e reduz os custos na operação em comparação com o modelo de arbitragem de vídeo convencional, que é realizada com os árbitros do VAR no próprio local da disputa.
Sobre o Capixabão 2025
O Capixabão 2025 vai reunir dez times: Desportiva, Vitória, Real Noroeste, Rio Branco de Venda Nova, Porto Vitória, Jaguaré, Nova Venécia, Capixaba, Vilavelhense e o Rio Branco SAF, atual campeão. Confira abaixo a programação dos jogos da primeira rodada:
18 de janeiro (sábado): às 15h, Nova Venécia x Rio Branco A.C SAF
18 de janeiro (sábado): às 17h, Desportiva Ferroviária x Vitória
19 de janeiro (domingo): às 16h, Rio Branco F.C. x Vilavelhense
20 de janeiro (segunda-feira): às 16h, Jaguaré x Capixaba
20 de janeiro (segunda-feira): às 19h, Porto Vitória x Real Noroeste
Novos recordes a cada ano
Como fruto dos esforços em prol da valorização do futebol capixaba, a TVE Espírito Santo bate recordes a cada ano em sua transmissão ao vivo. No ano passado, na TV aberta, nas plataformas de streaming e também via redes sociais, nada menos que 108 jogos de futebol de 12 campeonatos diferentes do nosso Estado foram transmitidos, graças a um investimento de R$ 3,5 milhões.
A emissora segue em primeiro lugar no País em transmissão de jogos regionais. A TVE detém desde 2020 os direitos exclusivos de transmissão e comercialização do futebol capixaba e sua atuação promoveu o crescimento, a modernização, o reconhecimento e a visibilidade do esporte no Estado, valorizando clubes, atletas, torcedores, patrocinadores e todos os que acreditam nele.
No Capixabão 2024, a TVE fez a maior transmissão da história. O desempenho da emissora pública garantiu a maior transmissão do Brasil em TV aberta. A TVE transmitiu todas as 59 partidas do campeonato, somando mais de 130 horas, ao vivo, no ar.
A TV registrou em tempo real as 124 vezes em que a rede balançou durante o campeonato pelas 12 câmeras, oito replays, game cam, drones e pela emoção nas vozes de narradores, repórteres e comentaristas. Foram veiculados mais de 900 conteúdos exclusivos e a audiência atingiu níveis históricos.
Na televisão aberta, a TVE conquistou o segundo lugar em audiência durante o clássico Rio Branco x Vitória. Nas redes sociais, foi registrado um crescimento de 47% em relação ao ano anterior. O perfil da TVE alcançou mais de um 1,5 milhão de contas, atraindo espectadores de mais de 50 países. Além disso, em 2024, a emissora pública dos capixabas participou ativamente do lançamento da nova Taça do Capixabão pela Federação de Futebol do Estado, tendo sido, inclusive, responsável pela criação do troféu — a peça foi elaborada pela designer Raísa Haig.
Outros campeonatos, como Copa Verde, Copa ES Sicoob 2024, Brasileirão Série D, Capixabão Sub-15, Sub-17 e Sub-20 também ganharam as telas da emissora ao longo do ano de 2024. Conteúdos inéditos e exclusivos foram publicados em tempo real no Instagram, nos perfis @tveesportes e @tveespiritosanto.
Serviço:
A TVE Espírito Santo transmitirá o Capixabão pelo canal 2.1, pela webtv (https://www.fundacaocarmelia.com.br/ao-vivo-tv-educativa-2-1/) e pelo YouTube (https://www.youtube.com/@tveespiritosanto).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@radioes89.1