Mais de cem indígenas de Chapecó são abrigados em ginásio após chuvas em Itapema

Mais de cem indígenas da Aldeia Condá, de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, ficaram desabrigados após as fortes chuvas que atingiram Itapema, no Litoral Norte catarinense, na quinta-feira (16).

Indígenas de Chapecó estão abrigados em ginásio após fortes chuvas em Itapema – Foto: Prefeitura de Itapema/Divulgação

Segundo a prefeitura de Itapema, o grupo de 143 anos estava acampado em um CTG (Centro de Tradições Gaúchas), mas precisou ser realocado para o ginásio do bairro Casa Branca. A medida, segundo a prefeitura, busca garantir a segurança e o bem-estar de todos.

De acordo com o município, que decretou estado de emergência pelas chuvas, estão sendo fornecidos alimentação, água potável e acompanhamento especializado. Nesta sexta-feira (17), o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, também esteve no local.

“Os indígenas vêm todo ano para vender artesanato e agregar renda para as famílias. Eles foram abrigados, estão bem atendidos e cuidados. Nós colocamos a estrutura de Chapecó para fazer o deslocamento de Itapema até a cidade”, disse Rodrigues.

O prefeito salientou que também colocou a estrutura do município à disposição de prefeitos da cidade da região, como Itapema, Camboriú e Balneário Camboriú.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.