Amanda da Silva Barros, de 30 anos, morreu na mesa de cirurgia quando se submetia à implantação de um balão gástrico em uma clínica particular. A família acredita que houve erro médico no atendimento. Clínica diz que colabora com a investigação. A auxiliar administrativa Amanda da Silva Barros
Reprodução
O corpo da mulher que morreu durante um procedimento médico para colocar um balão gástrico, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio foi enterrado neste sábado (11).
Amanda da Silva Barros tinha 30 anos e era técnica em administração.
A despedida aconteceu no Cemitério Parque da Paz, em São Gonçalo. A mãe de Amanda estava inconsolável. Muitos amigos vestiram a camisa do Flamengo, time de coração de Amanda.
Amanda era casada e deixou três filhas — duas adolescentes e uma criança. Ela morreu durante um procedimento numa clínica particular, na última quinta-feira (9).
A Clínica Endoscorpos fica no Centro de São Gonçalo. A família contou que o marido pagou R$ 10 mil pelo procedimento.
Amanda sofreu parada uma cardiorrespiratória. Ela chegou a ser socorrida por uma ambulância, mas não resistiu.
Procedimento minimamente invasivo
O site da clínica explica o procedimento: “É um balão de silicone inserido via endoscópica”.
E diz que é minimamente invasivo, sem cirurgia. “O balão preenche uma parte do estomago auxiliando no controle nutricional”.
No site, a clínica diz ainda que o procedimento é indicado para pacientes com sobrepeso e que não querem se submeter a um procedimento cirúrgico, como uma cirurgia bariátrica.
A família acredita que houve erro médico no atendimento.
O médico, a anestesista e toda a equipe da clínica já foram ouvidos pela delegacia de Neves, que investiga o caso. O marido de Amanda também já prestou depoimento.
O Instituto Médico-Legal fez a perícia no corpo de Amanda, e os médicos legistas pediram exames complementares para saber a causa da morte.
O que diz a Endoscorpos
A Clínica Endoscorpos disse que presta assistência à família de Amanda e que colabora com as autoridades para que a apuração dos fatos se dê de forma justa e transparente.