Chegou a hora! A bola vai rolar para o Campeonato Catarinense de 2025 a partir da tarde deste sábado (11).
Ao todo, 12 equipes vão em busca do topo do estadual, que dá vaga ao campeão e ao vice na milionária Copa do Brasil do próximo ano. Além disso, os três melhores classificados sem divisão permanente se classificam para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2026.
Assim como em 2024, na primeira fase os 12 clubes se enfrentam em turno único. Os oito primeiro avançam às quartas de final, enquanto os dois últimos serão rebaixados à segunda divisão.
Nas quartas de final, as equipes se enfrentam em jogo único (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º), com as equipes de melhor campanha na primeira fase tendo o direito de fazer essa partida em casa. Em caso de empate no tempo normal, a decisão da vaga será nos pênaltis.
A fórmula se repete na semifinal: jogo único com as equipes de melhor campanha tendo o direito de jogar em casa. Em caso de empate, pênaltis.
Apenas na final o formato é diferente. Os dois finalistas se enfrentam em jogos de ida e volta, com a equipe de melhor campanha fazendo o jogo de volta em seu estádio. Além disso, o time de melhor campanha também tem o direito de jogar por dois resultados iguais na soma dos placares para conquistar o título, sem a necessidade de uma disputa por pênaltis.
A grande final da competição está marcada para o dia 22 de março, um sábado.
O Cricíuma é o atual bicampeão da competição (2023 e 2024). Já Avaí e Figueirense são os maiores campeões estaduais com 18 taças cada.
Conheça os 12 clubes do Campeonato Catarinense 2025:
AVAÍ
- Fundação: 1º de setembro de 1923 (101 anos)
- Cidade: Florianópolis
- Estádio: Aderbal Ramos da Silva (Ressacada)
- Principais títulos: Campeonato Brasileiro Série C (1998) e Campeonato Catarinense (1924, 1926, 1927, 1928, 1930, 1942, 1943, 1944, 1945, 1973, 1975, 1988, 1997, 2009, 2010, 2012, 2019 e 2021).
Elenco:
- Goleiros: César Augusto, Otávio, Igor Bohn e Douglas Friedrich
- Laterais: Marcos Vinícius, Pedro Costa, Natanael e Mário Sérgio
- Zagueiros: Wanderson, Pedrão, Eduardo Brock e Jonathan Costa
- Meio-campistas: Zé Ricardo, Judson, João Paulo, Ronaldo Henrique, Willian Maranhão, Andrey, João Vitor e Robert Burbano
- Atacantes: Alef Manga, Cléber, Hygor, Willian Pottker, Vagner Love e Gaspar
Técnico: Enderson Moreira
Palpite do ND: briga pelo título
Fique de Olho: Alef Manga – o atacante tem no Avaí uma oportunidade de retomada na carreira. Ele voltou aos gramados em outubro de 2024, após cumprir a suspensão de 360 dias por envolvimento no caso de apostas esportivas. Contudo, acabou não tendo o contrato renovado pelo Coritiba para 2025.
O Avaí inicia a temporada de 2025 com a missão de fazer um ano diferente do que foram os últimos dois no estádio da Ressacada. Do elenco de 2024, a diretoria buscou a renovação dos principais destaques da equipe e contratou mais dez jogadores, realizando uma grande reformulação no elenco Azurra. O ano de 2025, significa também o último da gestão do presidente Júlio César Heerdt, onde o mandatário necessita de bons resultados dentro de campo. Além da manutenção de peças importantes, o renomado técnico Enderson Moreira também foi mantido no cargo, o que faz do Avaí um dos grandes favoritos ao título do Campeonato Catarinense 2025.
BARRA F.C
- Fundação: 18 de janeiro de 2013 (11 anos)
- Cidade: Balneário Camboriú
- Estádio: Novo Estádio do Barra F.C.
- Principais títulos: Campeonato Catarinense Série B (2021) e Campeonato Catarinense Série C (2015)
Elenco:
- Goleiros: Cabral, Ewerton e Gabriel Raulino
- Zagueiros: Marcelo, Luizão, Jean Pierre, Guilherme Teixeira, Vava e Wesley Matos
- Laterais: Kellyton, Perín, Da Rocha, Tenório e João Vinícius
- Meio-campistas: PV, Warley Júnior, João Miguel, Lucas Nunes, Igor Pimenta, Lucas André, Elvinho, Cauã Silva, Rick, Caíke e Natanael.
- Atacantes: Venícius, Saymon, Juliano, Giovani, Willians Santana, Gabriel Lyra, Diego Lanzarinne e Luizinho.
Técnico: Renan Brito
Palpite do ND: luta contra o rebaixamento
Fique de Olho: Venícius – o atacante fez um bom Estadual em 2024 com a camisa do Inter de Lages. Após passagem apagada pela Ponte Preta, ele retorna a Santa Catarina para atuar pelo Barra em 2025.
Com um elenco jovem, o Barra tenta mais uma vez aprontar entre os grandes de Santa Catarina. Em 2024 o clube foi semifinalista do Estadual sendo eliminado apenas nos pênaltis pelo campeão Criciúma no Heriberto Hülse.
BRUSQUE
- Fundação: 12 de outubro de 1987 (38 anos)
- Cidade: Brusque
- Estádio: Augusto Bauer
- Principais títulos: Campeonato Catarinense (1992 e 2022), Recopa Catarinense (2020 e 2023) e Série D do Campeonato Brasileiro (2019)
Elenco:
- Goleiros: Matheus Nogueira e Arthur
- Zagueiros: Jhan Pool, Alemão, Ianson, Dionatan, Henrique e Maurício
- Laterais: Matheus Pivô e Alex Ruan
- Meio-campistas: Rodolfo Potiguar, Paulinho, Robinho, Coxa e Biel
- Atacantes: Diego Matias, Paulinho Mocellin, Pollero, Osman, Neto, Luizinho e Robinho
Técnico: Filipe Gouveia
Palpite do ND: vai ao mata-mata
Fique de Olho: Robinho – o experiente meia, ex-Avaí, chegou ao Quadricolor nesta temporada com a missão de ser o “maestro” do meio-campo.
Após o rebaixamento à Série C do Campeonato Brasileiro, o Brusque precisou quase “começar do zero”. A grande novidade da temporada foi a chegada do técnico português Filipe Gouveia. Com ele, o Quadricolor vai buscar a quarta final seguida da competição. Em 2023 e 2024 o clube bateu na trave perdendo para o Criciúma nas duas oportunidades.
CARAVAGGIO
- Fundação: 10 de maio de 1970 (54 anos)
- Cidade: Nova Veneza
- Estádio: Estádio da Montanha
- Principais títulos: Campeonato Catarinense Série B (2024)
Elenco:
- Goleiros: Arthur, Matheus, Niccolas e Pedro Portelli
- Zagueiros: Jessé, Vinícius Barcellos, Pavani, Willian Carvalho, Tiago Coelho, Otávio e Zé Neto
- Laterais: Dorinho, Ricardo, Rafael Compri, Joel Viel e Padilha
- Meio-campistas: Henik, Fernando Portel, Henrique Ruan de Nes, Thauan Rayan, Bernardo, Matheus Joaquim, Lucas Matheus, Willian, Alessandro Lucas e Mateus Goiano.
- Atacantes: Gênesis, Elyson, Renan, Juninho, Gabriel Henrique e Igor.
Técnico: Luiz Carlos Cruz
Palpite do ND: luta contra o rebaixamento
Fique de olho: Elyson – o atacante de apenas 20 anos tinha fama de artilheiro nas categorias de base e pode pintar com uma das surpresas no clube no Catarinense de 2025.
Campeão da Segundona em 2024, o Caravaggio chega com o objetivo de evitar o rebaixamento. O comandante da equipe é o experiente Luiz Carlos Cruz, treinador que conhece bem o futebol catarinense.
CHAPECOENSE
- Fundação: 10 de maio de 1973 (51 anos)
- Cidade: Chapecó
- Estádio: Josué Annoni*
- Principais títulos: Campeonato Catarinense (1977, 1996, 2007, 2011, 2016, 2017 e 2020), Série B do Campeonato Brasileiro (2020) e Copa Sul-Americana (2016)
* A Chapecoense vai mandar seus jogos no estádio Josué Annoni, em Xanxerê, uma vez que a Arena Condá, em Chapecó, passa por obras nos gramado.
Elenco:
- Goleiros: Gabriel Werner, Léo Vieira, Kainã e João Paulo
- Zagueiros: Victor Caetano, Bruno Leonardo, Matheus Belém, Jhonnathan e Eduardo Doma
- Laterais: Gabriel Inocêncio, Mancha, Walter Clar e Mailton
- Meio-campistas: Pedro Martins, PH, David Antunes, Jorge Jimenez, Bruno Matias, V. Balieiro, Eduardo Person, Giovanni Augusto, Thomás e Rafael Carvalheira
- Atacantes: Rodrigo Endrio, Rubens, Dentinho, Marcinho, Italo, Mario Sergio, Gleidson e Mailson
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Palpite do ND: vai ao mata-mata
Fique de Olho: Mário Sérgio – o centroavante, apesar da temporada irregular do Verdão, conseguiu mostrar que tem “faro de gol”. Foram sete bolas na rede em 2024, embora tenha convidido com lesões.
Após um 2024 muito ruim, com luta contra o rebaixamento no Estadual e na Série B, a Chapecoense tem na figura de Gilmar Dal Pozzo a esperança para voltar a brigar pelo título do Campeonato Catarinense. O grande “problema” do clube será o desafio de jogar longe da Arena Condá. O estádio passa por obras e o Verdão vai tentar transformar o estádio Josué Annoni, em Xanxerê, em seu “caldeirão”.
CONCÓRDIA
- Fundação: 2 de março de 2005 (19 anos)
- Cidade: Concórdia
- Estádio: Domingos Machado de Lima
- Principais títulos: Copa Santa Catarina (2024), Campeonato Catarinense Série B (2017)
Elenco:
- Goleiros: Tibolla, Alexandre Villa e Rodrigo Lucas.
- Zagueiros: Cella, Baseggio, Rafael e Brandão.
- Laterais: Caio, Gabriel Biteco e Patryck Annes
- Meio-campistas: Murilo, Kenzo, Evandro, Péricles e Indio, Thon, Matheus Galdezani e Luan.
- Atacantes: Lipe Lenger, Pedro Alves, Elcarlos, Kerlly, Wesley Santos, Wilgner e Cristian
Técnico: Jaílson Zatta
Palpite do ND: vai ao mata-mata
Fique de Olho: Péricles – remanescente da última temporada, o jogador foi o autor do gol do título do Galo do Oeste na Copa Santa Catarina de 2024 na vitória por 1 a 0 contra o Marcílio Dias.
Campeão da Copa Santa Catarina em 2024, o Concórdia quer ir longe no Campeonato Catarinense deste ano. Para isso, a direção do clube confiou no trabalho do técnico Jaílson Zatta, que segue no comando da equipe em 2025.
CRICIÚMA
- Fundação: 13 de maio de 1947 (77 anos)
- Cidade: Criciúma
- Estádio: Heriberto Hülse
- Principais títulos: Campeonato Catarinense (1968, 1986, 1989, 1990, 1991, 1993, 1995, 1998, 2005, 2013, 2023 e 2024), Copa do Brasil (1991), Campeonato Brasileiro Série B (2002) e Campeonato Brasileiro Série C (2006)
Elenco*:
- Goleiros: Kauã
- Zagueiros: Rodrigo, Erick
- Laterais: Léo Alaba, Hiago, Marcelo Hermes, Jonathan, Kaik
- Meio-campistas: Trindade, Morelli, Eliedson, Jhonata Robert, Luiz Henrique, Juninho, Fellipe Mateus, Fabricio
- Atacantes: Popó, Talisson, Adrianinho, Eduardo Melo
* Último clube a iniciar a pré-temporada, o Criciúma segue passando por mudanças no elenco e novas contratações vão chegar.
Técnico: Zé Ricardo
Palpite do ND: briga pelo título
Fique de olho: Fellipe Mateus – diante de tantas saídas no elenco do Tigre, o meia de 33 anos aparece como líder técnico na busca pelo tri no Estadual.
O Tigre sofreu uma completa reformulação após a queda à Série B do Campeonato Brasileiro em 2024. Nomes importantes do elenco como Claudinho, Barreto, Marquinhos Gabriel, Matheusinho e Bolasie não permanceram. Além disso, o técnico Claudinho Tencati, desde 2021 na equipe catarinense, também deixou o clube. O novo comandante é Zé Ricardo, técnico com passagens por Flamengo, Vasco, Cruzeiro e Internacional.
FIGUEIRENSE
- Fundação: 12 de junho de 1921 (103 anos)
- Cidade: Florianópolis
- Estádio: Orlando Scarpelli
- Principais títulos: Campeonato Catarinense (1932, 1935, 1936, 1937, 1939, 1941, 1972, 1974, 1994, 1999, 2002, 2003, 2004, 2006, 2008, 2014, 2015 e 2018), Copa Santa Catarina (1990, 1996 e 2021) e Copa Mercosul (1995)
Elenco:
- Goleiros: Fabrício, Ruan Carneiro e Antônio
- Laterais: Iury, Léo Maia, Leonan e Samuel
- Zagueiros: Felipe Santiago, Ligger, Matheus Alves, Zé Luiz e Dedé
- Meio-campistas: Rodrigo, Rafinha Potiguar, Jhony Douglas, JP Iseppe, Micaías, Camilo, Yan e Gabriel Santiago
- Atacantes: Kayke, Lucas Mineiro, João Paulo, Nicolas, Reifit, Gabriel Morais e Kauã Ziegler
Técnico: Thiago Carvalho
Palpite do ND: semifinalista
Fique de olho: Kayke – o experiente centroavante chega ao Figueirense para ser o grande artilheiro que faltou ao clube nos últimos anos. Em 2024, ele foi o artilheiro da Série C atuando pelo São Bernardo com 10 gols.
O Figueirense chega para o Estadual com pinta de quem pode fazer mais bonito do que nas últimas edições do Campeonato Catarinense. Em 2023 e 2024 o clube alvinegro sequer passou das quartas de final, sendo eliminado por Hercílio Luz e Barra, respectivamente. Com um discurso da diretoria de subir o patamar após a aprovação da assembleia de credores da recuperação judicial, o clube terá um investimento 25% maior no futebol e isso tem sido mostrado na prática, como nas contratações do goleiro Fabrício, ex-Inter, do zagueiro Ligger e do atacante Kayke, espinha dorsal experiente do time que está sendo montado pelo técnico Thiago Carvalho.
HERCÍLIO LUZ
- Fundação: 22 de dezembro de 1918 (106 anos)
- Cidade: Tubarão
- Estádio: Aníbal Torres Costa.
- Principais títulos: Campeonato Catarinense (1957 e 1958)
Elenco:
- Goleiros: Igor Pavan e Renan Rocha
- Laterais: Luizão, Lucas Lopes, Léo Herrero e Mateus Mendes
- Zagueiros: Geninho, Bruno Gabriel, Alisson Santana e Davi Ferreira
- Meio-campistas: Alison, Filipe Fraga, Emanuel, Matheus Neris, Vitinho, Ingro e Luiz Felipe
- Atacantes: Alex Henrique, Caio Rangel, Dudu, Matheus Henrique e Richard
Técnico: William Araújo
Palpite do ND: vai ao mata-mata
Fique de Olho: Ingro – o atacante de 32 anos retornou ao Hercílio Luz após passagem apagada pelo Londrina. Pelo Leão do Sul na temporada passada ele anotou sete gols e ainda deu três assistências.
Após um 2024 ruim, o Hercílio Luz chega ao Estadual com o objetivo de se livrar do “trauma dos mata-matas”. Nos últimos anos, a equipe conseguiu ir bem na primeira fase, contudo, acabava caindo cedo no momento em que a competição entrava nas fases decisivas.
JOINVILLE
- Fundação: 29 de janeiro de 1976 (48 anos)
- Cidade: Joinville
- Estádio: Arena Joinville
- Principais títulos: Campeonato Catarinense (1976, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1984, 1985, 1987, 2000 e 2001), Copa Santa Catarina (2009, 2011, 2012, 2013 e 2020), Campeonato Brasileiro Série B (2014) e Campeonato Brasileiro Série C (2011)
Elenco:
- Goleiros: Bruno Pianissola, Rodrigo Bazílio, Borges e Breno Sossai
- Zagueiros: Guti, Naldo, Léo Rigo, Carlos Alexandre, Yalle, Danilo Belão e Ryan
- Laterais: Ernandes, Danilo Matielo, Miguel Arruda e João Macário
- Meio-campistas: Vini Paulista, Breno Santos, João Mafra, Gabriel Chagas, Erick Crispim, Lucas de Sá, Júlio César e Alyson.
- Atacantes: Rickelme Lopes, Caion, Cristian Renato, Keké, Kennedy, Porto, Yuri e João Gabriel
Técnico: Hemerson Maria
Palpite do ND: luta contra o rebaixamento
Fique de olho: Keké – o atacante, com passagens por Figueirense e Cruzeiro, chegou nesta temporada no tricolor após um 2024 em baixa no Brusque, com rebaixamento à Série C.
Após a péssima campanha na Copa Santa Catarina de 2024, o JEC aposta em Hemerson Maria para tentar voltar a figurar nas fases finais do Catarinense. Vale ressaltar que o time também irá disputar a Série D do Campeonato Brasileiro nesta temporada.
MARCÍLIO DIAS
- Fundação: 17 de março de 1919 (105 anos)
- Cidade: Itajaí
- Estádio: Doutor Hercílio Luz
- Principais títulos: Campeonato Catarinense (1963), Copa Santa Catarina (2007, 2022 e 2023) e Campeonato Catarinense Série B (1999, 2010 e 2013)
Elenco:
- Goleiros: Erivelton, Anderson Paulo, João Stein e João Vitor.
- Zagueiros: Silvio, Lucas Costa, Luan, Milani e Alan Bahia.
- Laterais: Victor Guilherme, Felipe Santos, Marquinhos Pedroso e Gerson.
- Meio-campistas: Felipe Manoel, Felipe Baiano, Marquinhos, Bonassa e Pedro Lucas, Juninho Tardelli, Danilo Nazaré, Denner e Brendon
- Atacantes: Lucas Batatinha, Levi Araújo, Geovany Soares, Davi Schwenck, Gustavo Poffo, Modesto, Jeffinho e João Carlos
Técnico: Eduardo Souza
Palpite do ND: vai ao mata-mata
Fique de olho: Juninho Tardelli – aos 41 anos, sobra vitalidade para o experiente meio-campista. Na última temporada ele anotou três gols e deu outras quatro assistências com a camisa do Marinheiro.
O Marcílio Dias terminou 2024 com o vice da Copa Santa Catarina, o que acabou derrubando o técnico Márcio Coelho. Eduardo Souza, velho conhecido do torcedor catarinense, chega com a missão de tentar fazer o Marinheiro surpreender no Estadual.
SANTA CATARINA:
- Fundação: 11 de dezembro de 1998 (26 anos)
- Cidade: Rio do Sul
- Estádio: Alfredo João Krieck
- Principais títulos: Campeonato Catarinense Série C (2022)
Elenco:
- Goleiros: Marcão, Gledson, Eduardo Gauchê e Arthur Silveira
- Zagueiros: Zé Leandro, Adriel Schultz, Beto, Kauan, Kauê Oliveira, Hian e Pedrão
- Laterais: Juninho, Sanderson e Matheus Coruja
- Meio-campistas: Brendon, Gabriel Mendes, Brener, Cleberson e Welton Heleno e Gui Lobo
- Atacantes: Bruninho, Gui Nascimento, Renan Henrique, De Paula, Alex Gonçalves, Golden e João Biasi
Técnico: Ademir Fesan
Palpite do ND: luta contra o rebaixamento
Fique de olho: Brendon – o meio-campista está no clube desde a Série C do Campeonato Catarinense e foi peça importante na última temporada quando o clube conquistou o acesso à Série A do Estadual.
Na primeira divisão pela primeira vez, o Santa Catarina entra para evitar um acesso à Segundona. Para isso, o clube conta com a força do estádio Alfredo João Krieck, o “12º jogador” do clube nas recentes campanhas vitoriosas.