Nos primeiros dias à frente da Prefeitura de Indaial, Silvio César da Silva (PL) destacou os principais desafios para sua gestão. Em entrevista ao programa Balanço Geral, da NDTV Record, o prefeito compartilhou quais são as metas do seu mandato, que teve início no dia 1º de janeiro.
Silvio afirmou que a prefeitura já está trabalhando a todo vapor, inclusive, uma ação já está sendo feita na cidade e vai beneficiar pais que não tem com quem deixar os filhos: creches abertas. Esse serviço está sendo retomado, após muitos anos suspenso.
“Essas famílias precisam ter a segurança de que os filhos estão sendo bem cuidados para trabalharem com tranquilidade (…) Além de segurança, isso traz renda para as famílias”, disse o prefeito.
Prioridades da gestão
Algumas obras estão em andamento em Indaial, e segundo o prefeito, são obras de grande volume. Silvio citou duas obras que estão encaminhadas e na reta final: a policlínica e parque Jorge Hardt. O prefeito garantiu que darão continuidade para ambas serem entregues no primeiro trimestre do ano.
“A policlínica, uma obra de maior impacto na saúde e da atenção especializada no município e ela está na reta final, acreditamos que agora no primeiro trimestre entregamos essa obra importantíssima. Uma outra obra é a revitalização do parque municipal Jorge Hardt, investimento na ordem de R$ 20 milhões (…) A gente quer entregar ele no dia 21 de março, que é dia da emancipação política do município de Indaial.”, comentou.
Além disso, Silvio disso que possui um compromisso firmado com a população de Indaial e garantiu que recursos serão voltados à saúde.
“Nos primeiros seis meses do ano nós não vamos iniciar nenhuma grande obra e o recurso financeiro será destinado para saúde para resolver de uma vez por toda as filas de consultas e exames”, disse.
Cassação da chapa
Em novembro de 2024, a Justiça Eleitoral decidiu pela cassação da chapa vencedora da eleição municipal em Indaial, composta por Silvio César da Silva (PL) e seu vice, Jonas Luiz de Lima (PSD).
O pedido foi feito pelo MPE (Ministério Público Eleitoral), o qual apontou um suposto abuso de poder político para beneficiar determinado candidato.
Conforme a denúncia, no dia 22 de setembro, duas semanas antes da eleição, foi realizada a inauguração da Ponte Zelir Tirol, a qual não estaria devidamente concluída na época. O MPE denunciou que a escolha da inauguração no dia 22 estaria relacionada ao número do PL.
Com relação ao processo, Silvio diz que tem plena consciência de que não irão perder o mandato.
“De forma alguma tanto eu, quanto o Jonas, fizemos algo de errado. No dia da inauguração da ponte nós sequer estávamos próximos daquela região, estávamos do outro lado da cidade entregando o nosso plano de governo (…) A gente respeita a decisão do magistrado, mas a gente fez a nossa defesa e acredito que agora no início de fevereiro ou março o Tribunal Regional de Florianópolis vai de uma forma colegiada analisar a denúncia e a nossa defesa (…) Vamos acreditar que a justiça eleitoral realmente tire essa sombra, pra gente conseguir trabalhar.”
Veja a entrevista completa de Silvio César